De 07 à 12 de agosto acontece na Caixa Cultural do Rio de Janeiro a Mostra 100 Anos de Jorge Amado: O Romance, a Bahia e o Cinema. A mostra é uma homenagem a efeméride de 100 anos de nascimento de um dos mais importantes autores nacionais, traduzido em mais de 30 idiomas e com uma obra naturalmente cinematográfica que levada para as telas dos cinemas, teve enorme e indubitável importância na história da cinematografia nacional.
Serão exibidos cerca de 11 filmes, entre longas e curtas-metragens, ficções e documentários, além da realização de palestras sobre o processo de transposição da poesia de Jorge Amado para as telas dos cinemas, com participação de Cacá Diegues, Guy Gonçalves e mediação de Rodrigo Fonseca..
Segue a lista de filmes que compõem a mostra:
- Tieta do Agreste, Cacá Diegues - Meu adorável Fantasma – Kiss me Goodbye, Robert Mulligan -baseado no livro Dona Flor e seus dois maridos; - Dona Flor e Seus Dois Maridos - Tenda dos Milagres, Nelson Pereira dos Santos - Jubiabá, Nelson Pereira dos Santos - Casa de Rio Vermelho, de - Jorge Amado, João Moreira Salles - Capitães de Areia, Cecília Amado - Capeta Carybé, Agnaldo Siri Azevedo - Jorjamado no Cinema, Glauber Rocha - Quincas Berro D’água, Sérgio Machado Onde: Caixa Cultural do Rio de Janeiro Av. Almirante Barroso, 25 - Centro Tel: (21)3980-3815 Ingresso: R$2,00 inteira / R$1,00 meia Sábado e Domingo: programação gratuita