Edwaldo Mayrink, Wilton Araújo e Gustavo Dahl

Edwaldo Mayrink, Wilton Araújo e Gustavo Dahl

Elucidar e desmistificar tudo que gira em torno do som não é fácil, mais um primeiro passo foi dado, e bem consistente vale a pena ressaltar, em prol de uma melhor formação dos estudantes e profissionais na área do som no cinema.
O Centro Técnico Audiovisual – CTAv, dentro do âmbito da política de incentivo e apoio à produção cinematográfica, ofereceu, neste mês de outubro, 20 vagas gratuitas destinadas à oficina Som para imagem – Aspectos básicos da sonorização de audiovisuais. A oficina, que ocorreu no estúdio de dublagem, um local cuja infra-estrutura possibilita a captação de ruídos, dublagens e narração, foi ministrada por Edwaldo Mayrink, professor e técnico em som da instituição.
Assuntos como: a história e o desenvolvimento do som no cinema; o sinal analógico e o sinal digital; dublagem e ruídos de sala; mixagem e masterização; foram abordados aos alunos que demandavam informações valiosas sobre o som e seus produtos. A turma foi formada por um grupo heterogêneo, composto por pessoas das mais diversas áreas do cinema, desde pessoas que já trabalham com som , até diretores e universitários.
Segundo relatório baseado em questionário ao final do curso, houve um consenso de que a iniciativa do  CTAv é de grande importância e necessidade. E que por isso, deve haver outras oficinas, cujo o assunto principal seja o som, seu entendimento e sua utilização no mundo do cinema.
Foto: Virgílio Santos (da esq para dir: Edwaldo Mayrink, Wilton Araújo e Gustavo Dahl)