Os editais de fomento à produção de audiovisual para o ano de 2009 serão anunciados pelo secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin, na terça-feira, 27 de janeiro, às 14h30, no Cine-Teatro Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes, MG, durante a mesa “Balanço e perspectivas do audiovisual no Brasil para 2009”. O debate faz parte da programação de seminários da 12ª. Mostra de Cinema de Tiradentes.

Na ocasião, serão anunciados valores dos prêmios, quantidade de obras premiadas, prazos de inscrição, políticas de regionalização e para estreantes. O secretário apresentará também a lista completa de editais previstos para 2009.

Participam da mesa Jorge Moreno, do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC); Solange Lima, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD) e de Tetê Matos, vice-presidente do Fórum dos Festivais, com a mediação de  Antonio Leal. O debate visa apresentar um balanço de resultados de 2008 e metas para 2009 do audiovisual no Brasil em diálogo com realizadores, produtores, imprensa, entidades de classes e público em geral.

No dia 28, às 14h30, no mesmo local, Da-Rin participa da mesa “Como a França Vê o Cinema Brasileiro”. O debate pretende refletir sobre a imagem do cinema brasileiro na França e quais as expectativas que os franceses têm em relação ao cinema produzido no Brasil. Contará com participação de curadores de festivais franceses que enfocam o cinema latino-americano presentes a Tiradentes para conhecer a produção brasileira e compartilhar com realizadores e produtores expectativas e possíveis colaborações

Mais informações sobre a 12ª. Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre entre 23 e 31 de janeiro de 2009, no site http://www.mostratiradentes.com.br.