As Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual são um projeto que pretende despertar o interesse de jovens para o audiovisual, promovendo o acesso à fruição e à criação cultural. As Oficinas propõe uma discussão teórica e a realização prática de produtos audiovisuais por jovens de populações em geral distantes dos grandes centros de circulação cultural e também a veiculação gratuita desses curtas em festivais, eventos e na internet. Em todo o processo, os participantes são acompanhados por profissionais das diversas áreas do audiovisual.
O projeto é realizado desde 2001, como atividade paralela do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e, em 58 oficinas, já proporcionou a mais de mil jovens a possibilidade de elaborar, dirigir, produzir e fotografar, 237 curtas.
Os objetivos do projeto são:
- aproximar a população da linguagem audiovisual, como forma de expressão popular, visando a democratização dos meios de acesso, fruição e criação;
- estimular o interesse e viabilizar a apropriação dos participantes nos assuntos e práticas referentes à produção cultural e audiovisual como um todo;
- incentivar e apoiar a articulação produtiva de grupos de ação sociocultural independentes;
- promover o compartilhamento de conhecimentos sobre as especificidades da linguagem audiovisual, visando a formação crítica dos participantes acerca dos produtos audiovisuais a que têm acesso e que podem produzir;
- trazer, a partir da ampliação de repertório cultural que o projeto prevê, novas formas de compreensão da realidade, de expressão e de interação dos participantes com suas comunidades e com o espaço público.
No processo de realização audiovisual previsto nas Oficinas Kinoforum, grupos de 20 jovens recebem orientação de profissionais da área audiovisual, em um processo de sensibilização ao audiovisual, através do trabalho com as mais diversas expressões com essa linguagem. Foram desenvolvidos módulos de acompanhamento e orientação que podem ter 50 ou 200 horas de carga horária, promovendo a realização de três a quatro curtas em cada módulo de realização.
As produções dos jovens participantes têm exibição garantida no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em sessões gratuitas, com apresentação dos trabalhos e debate com o público em geral. Além disso, são disponibilizados gratuitamente para usos sem fins lucrativos na internet, no site KinoOikos.com.
Em dez anos de aplicação, as Oficinas Kinoforum proporcionaram novas vivências e uma ampliação de horizontes para os participantes. Muitos deles se determinaram a aprofundar seus conhecimentos a partir dessa experiência inicial, envolvendo-se profissionalmente em atividades relacionadas ao audiovisual, à cultura e/ou à educação.
É uma prioridade para as Oficinas Kinoforum incentivar e apoiar a formação e fortalecimento núcleos audiovisuais independentes, em iniciativas que partem dos próprios jovens.
Contato: Vanessa Reis
Tel. 11 3034-5538
Fonte: Release Oficinas Kinoforum