O décimo Festival do Rio, realizado de 25 de setembro a 9 de outubro de 2008, exibiu cerca de 350 filmes de 60 países em 30 cinemas espalhados pela cidade.
No festival – que teve em sua abertura Última Parada 174, de Bruno Barreto, selecionado para representar o Brasil como melhor filme estrangeiro no Oscar 2009, e em seu encerramento Um homem bom, de Vicente Amorim, uma co-produção Alemanha Reino-Unido, com Viggo Mortensen como protagonista – os longas Se nada mais der certo de José Eduardo Belmonte e Apenas o Fim do estreante Matheus Souza, foram os grandes vencedores segundo o Júri Oficial do Festival do Rio e o Júri Popular, respectivamente.
Este ano participaram da Première Brasil dezoito longas, sendo oito ficções e dez documentários, e quinze curtas-metragens. O júri foi composto pela atriz Camila Pitanga, o diretor e roteirista Jorge Duran, pela produtora argentina Lita Stantie, além do ator e diretor alemão Wieland Spenk, responsável pela programação Panorama do Festival de Berlim desde 1992.
Dentre os filmes vencedores, o CTAv premiou na categoria documentário de curta-metragem, por meio de uma cópia legendada, os filmes 69 – Praça da Luz, de Carolina Markowicz e Joana Galvão, e Urubus têm asas, de André Rangel e Marcos Negrão.
