7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional, um presente para os cinéfilos de plantão
Mais de 70 obras primas do cinema mundial, além de 15 profissionais com experiência de sobra na produção cinematográfica estarão mais próximos dos cinéfilos gaúchos a partir da próxima quinta-feira no 7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional. Entre os dias 24 e 31 de março, os amantes da sétima arte serão presenteados com filmes inéditos e consagrados trazidos de todos os cantos do mundo. Na programação, eventos gratuitos comoaulas magnas e workshops, além de sessões comentadas por atores, diretores, produtores. Uma semana inteira de atrações que vão aproximar os cinéfilos de quem realmente faz cinema. No circuito exibidor, foram selecionadas para esta edição as cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Guaíba, Bagé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Maria e Rio Grande.
Entre os principais destaques da programação de 2011 estão o filme de abertura, “Lope”, que terá a presença do diretorAndrucha Waddington, e o grande ganhador do Festival de Cannes deste ano, “Homens e Deuses“, do francês Xavier Beauvois. Também fazem parte da programação, além da Mostra Principal, as mostras do Cinema Gaúcho, Ambiental, Coreia do Sul, França, Infantil, Michael Powelle Emeric Pressburger e Mulheres na Direção.
O festival é uma promoção da Panda Filmes, de Porto Alegre, e tem o patrocínio de Oi, Girando Sol, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Outras informações pelo site www.festivalveraors.com.br
Atividades gratuitas na programação do 7º Festival de Verão
Além de uma selecionada programação de filmes, incluindo títulos inéditos, a 7ª edição do Festival de Verão do RS de Cinema Internacional também oferece aos cinéfilos atividades gratuitas. Entre os dias 24 e 31 de março, os amantes da sétima arte poderão aprender um pouco mais sobre a produção audiovisual, chegando perto de profissionais experientes e renomados em aulas magnas e workshops.
Estas atrações paralelas abertas ao público já são uma marca do evento, que tem como objetivo aproximar quem faz de quem se interessa por cinema.
E quem não quer perder nenhum dos filmes selecionados para o evento, pode começar assistindo à sessão de abertura do festival, que também é gratuita. O filme Lope, de Andrucha Waddington, será exibido quinta-feira, às 21h, na Travessa dos Cataventos (vão da Casa de Cultura Mario Quintana). Lembrando que para as atividades abertas é preciso se inscrever pelo e-mail contato@festivalveraors.com.br. Detalhes da programação e outras informações também no site www.festivalveraors.com.br.
Confira o cronograma:
Aulas Magnas
25/03 – sexta-feira – Direção
Com Andrucha Waddington, das 10h às 12h
Local: Santander Cultural – Sala Multiuso (Oeste)
30/03 – quarta-feira – Produção
Com Flávio Tambellini, das 14h às 17h
Local: Santander Cultural – Sala Multiuso (Oeste)
31/03 – quinta-feira – Núcleo de Especiais – Ficção e Documentário
Com Gilberto Perin, das 10h às 12h
Local: CineBancários
Workshops
Direção de Fotografia – com Jaime Lerner
Data e horário: 26/03 -sábado, das 11h às 17h, com intervalo entre 13h e 14h30h
Local: Santander Cultural
Vivência Cênica de Personagem – com Igor Cotrim
Data e horário: 29/03 – terça-feira, das 10h às 17h, com intervalo entre 12h e 14h
Local: Santander Cultural