No ano de 2008 o Centro Técnico Audiovisual precisou abrir uma brecha na agenda para fazer algumas adequações, além de higienizar e modernizar a infra-estrutura tecnológica dos estúdios de som, ilhas de edição e transfer. O estúdio de mixagem também ganhou novo sistema de ar-condicionado. Os projetos que solicitaram apoio técnico até 29 de fevereiro foram atendidos, os demais precisaram aguardar a reabertura das inscrições em 1º de dezembro.

Mesmo com esta breve pausa, o movimento do ano foi grande. Os projetos que já haviam sido agendados não sofreram nenhuma alteração e os estúdios passaram boa parte do ano ocupados. Dezenas de filmes foram co-produzidos pelo CTAv em 2008. A seguir alguns destes filmes, apoiados pelo CTAv este ano e que  ganharam destaque em Mostras e Festivais.

 

Suíte Bahia

Suíte Bahia

Suíte Bahia – Reencontro com Agnaldo Siri: O documentário de Roman Stulbach é uma visita à obra do documentarista baiano Agnaldo Siri e foi exibido no Cinesul 2008 e no RECINE 2008.  O CTAv co-produziu o filme com os serviços de transcrição e mixagem. 

 

Velhas Guardas

Velhas Guardas

Velhas Guardas: O documentário, de Joatan Vilela Berbel, conta a história das Velhas Guardas do samba e têm participações ilustres de Dona Ivone Lara, Nelson Sargento, Monarco, Baianinho, Zuzuca e Alvinho da Mangueira. O filme viajou até a cidade luz para participar da 10ª edição do Festival de Cinema de Paris e teve apoio do CTAv no serviço de mixagem.

 

Nós somos um poema

Nós somos um poema

Nós somos um poema: O documentário de Sergio Sbragia e Beth Formaggini recupera através de documentos e imagens a parceria entre Pixinguinha e Vinicius de Moraes para a criação da trilha sonora do filme “Sol sobre a lama”, de Alex Vianny, em 1963. O curta foi exibido na Mostra Retratos do Festival do Rio 2008 e teve apoio do CTAv com o serviço de mixagem.

 

Imagens do Xaréu

Imagens do Xaréu

Imagens do Xaréu: O documentário de Marília Hughes tenta mostrar o que aconteceu com a tão festejada pesca do xaréu, uma espécie de cântico à pesca do referido peixe e a seus sofridos e lutadores pescadores. O filme recebeu o Prêmio Agnaldo (Siri) Azevedo de melhor roteiro. O CTAv prestou apoio com os serviços de mixagem de som e transfer para 35 mm.

 

O rapto da lua

O rapto da lua

O rapto da lua: O curta-metragem de Fábio Escovedo é livremente inspirado na história do cineasta Orson Welles e seu inimigo William R. Hearst e presta uma homenagem ao estilo kitsch, noir, “filme pipoca”, aos clássicos narrativos de comédia, de gangster, de ação. O filme teve exibição na Mostra Competitiva do XIII Festival Brasileiro de Cinema Universitário e no 41º Festival de Brasília. O CTAv prestou apoio com empréstimo de equipamentos. 

Um amor de família

Um amor de família

 Um amor de família: O curta-metragem, do carioca Leonardo Levis, acompanha a jornada de uma família durante uma noite e foi exibido no XIII Festival Brasileiro de Cinema Universitário. O CTAv prestou serviços de moviola steenbeck 16mm e mixagem.

Alice

Alice

Alice: O curta-metragem Alice, do ator e diretor Edward Boggis, narra o encontro de Fernando e Alice em uma noite de Carnaval. O filme recebeu o prêmio de melhor atriz para Mallu Valle, na Mostra Competitiva de Curtas 16 mm do 41º Festival de Brasília e teve apoio do CTAv no serviço de edição de som e mixagem.

 

O Rei da Munganga
O Rei da Munganga

O Rei da Munganga: O documentário de Carolina Paiva tem por objetivo traçar um painel da vida e obra do compositor nordestino Genival Lacerda. Genival é responsável por forrós de sucesso como “Severina xique xique”, “De quem é esse jegue?” e “Radinho de pilha”. Carolina teve a idéia de dirigir um filme sobre o compositor a partir da participação do cantor no filme de “Foliar Brasil”, de 2004. Rei da Munganga teve apoio do CTAv nos serviços de edição de som, mixagem e ruídos.