Estão abertas até 27/04/2022 as inscrições para o Concurso “Curtas-Metragens Infantis do MERCOSUL: Mais Acessibilidade Audiovisual”, que visa premiar e tornar acessível para pessoas cegas e surdas uma obra regional voltada prioritariamente ao público infantil. O concurso também pretende conhecer as obras infantis produzidas na região, promover a sua circulação e acesso aos mais diversos públicos da região.
O concurso é dirigido a realizadores e realizadoras dos Estados Parte do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) que tenham produzido curtas-metragens infantis de até 20 minutos de qualquer gênero e técnica, a partir de 2017.
O prêmio consiste na produção de recursos de acessibilidade audiovisual para pessoas cegas e surdas (língua de sinais, legendagem para pessoas surdas e audiodescrição) e 500 dólares à obra vencedora, além da possibilidade de integrar o catálogo da Rede de Salas Digitais do MERCOSUL e de outros circuitos de exibição não comercial da RECAM.
O formulário para inscrição está disponível em bit.ly/FormularioRECAM, em Espanhol ou Português e as bases do concurso (em PDF e audiotexto) podem ser acessadas no seguinte link: bit.ly/BasesConcursoInfantil.
O resultado será anunciado no fim do semestre, na XXXVIII Reunião Ordinária RECAM, Presidência Pro tempore do Paraguai, representada pelo INAP – Instituto Nacional do Audiovisual Paraguaio.
Descrição da imagem: Desenho em aquarela digital de uma criança de pele morena, cabelos castanhos e olhos verdes que forma um retângulo com as mãos na frente do rosto e olha com um dos olhos enquanto mantém o outro fechado. Título: Bases Concurso. Curtas-metragens Infantis do Mercosul: Mais Acessibilidade Audiovisual. No canto superior direito, a Logo RECAM com as quatro estrelas do Cruzeiro do Sul. No canto inferior direito, algumas listras em semicírculos concêntricos com as cores vermelho, azul, verde e amarelo. Ele contém um círculo preto no meio que pode se referir a um olho.
Ilustração: Barbara Alpino
Mais informações: accesibilidad.recam@gmail.com