Em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, que ocorreu em São Paulo em fevereiro de 1922, o Centro Técnico Audiovisual juntamente com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro exibe uma mostra especial em comemoração à data com títulos que fazem parte do patrimônio do CTAv. A curadoria abrange filmes que retratam a vida e o pensamento de artistas vanguardistas que pertenceram às três fases do Modernismo brasileiro na pintura, música e literatura.

A programação segue de forma presencial no dia 18/02 na sala de cinema do MAM  e on-line de 21 a 28/02 no Canal do CTAv no Youtube.

Cândido Portinari – um pintor de Brodósqui

Duração: 12 minutos

Direção: João Batista de Andrade

Sinopse: Cândido Portinari, pintor nascido em Brodósqui (SP), caracterizou-se pela preocupação com a temática social brasileira. Em suas telas e murais retrata o homem de forma agigantada, com mãos e pés deformados, denunciando o primitivismo de suas tarefas. Através de cinejornais são mostradas cenas em vida do pintor.

Jorjamado no cinema

Ano: 1977

Duração: 36 minutos alterar a duração no canal que indica 50 minutos

Direção: Glauber Rocha

Sinopse: Glauber Rocha entra na casa de Jorge Amado, no Rio de Janeiro, e registra sua intimidade, O escritor fala de sua trajetória literária e de suas obras adaptadas para o cinema, particularmente Tenda dos Milagres, Os Pastores da Noite e Dona Flor e seus Dois Maridos. Acompanha os lançamentos do filme Tenda dos Milagres, de Nelson Pereira dos Santos e de seu livro Tieta do Agastre.

 

Perto de Clarice

Ano: 1982

Duração: 10 minutos

Direção: João Carlos Horta

Sinopse: Aspectos da personalidade e da alma da escritora Clarice Lispector, lembrada por ocasião de sua morte em depoimento de amigos. Os depoimentos são intercalados por trechos de uma entrevista que Clarice concedeu em vida a uma emissora de televisão.

 

Retrato Villa-Lobos 

Ano: 1964

Duração: 10 minutos

Direção: Miguel Schneider

Sinopse: A maneira de compor do maestro Heitor Villa-Lobos e sua busca de inspiração em temas brasileiros. Cenas tomadas no Conservatório Nacional de Música, quando o maestro ainda vivia e trechos de temas folclóricos de sua obra.

 

Museu Nacional de Belas Artes

Ano: 1971

Duração: 21 minutos

Direção: Gustavo Dahl, João Carlos Horta, Hugo Carvana, Antonio Penido, Eduardo Gomes dos Santos e Nelson Honorino.

Sinopse:  A história do Brasil contada nos quadros do acervo do Museu Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. A herança documental e pictórica de artistas que gravaram e recriaram os mais diferentes aspectos da vida nacional, desde a Primeira Missa até as pesquisas modernistas em busca da nossa brasilidade. A pintura poética colonial na visão de artistas estrangeiros. As obras europeias. O Impressionismo. Os principais pintores brasileiros.

 

Dois artistas nacionais: Portinari x Villa Lobos

Ano: 1943

Duração: 8 minutos

Direção: João Tinoco de Freitas

Sinopse: Aspectos da vida de dois consagrados artistas brasileiros: o pintor Cândido Portinari e o Maestro Heitor Villa-Lobos. (INC/CESD)

 

1922: A exposição da independência

Ano: 1970

Duração: 15 minutos

Direção: Roberto Kahané, Domingos Demasi

Sinopse: Entre 1922 e 1923, foi realizada no Rio de Janeiro a Exposição Internacional da Independência, em comemoração ao seu centenário. O cineasta Silvino Santos (1893 – 1970), que apresentou na mesma mostra seu filme NO PAÍS DAS AMAZONAS, documentou as atividades da Exposição. Este filme é a reconstituição de seu trabalho, em que as imagens foram recuperadas, obedecendo um critério informativo de arquivos da época, e a banda sonora, uma ambientação musical da década de 20. (Filmografia Brasileira)