Neste fim de ano, o CTAv organiza uma mostra intitulada 70 Anos de Brasil no Cinema – Patrimônio CTAv, na qual está disponível do dia 20 a 31 de dezembro pelo Canal do CTAv no Youtube.
Sob a curadoria da Coordenação de Preservação e Difusão, buscamos fazer uma retrospectiva de 70 anos de Brasil, por meio de títulos pertencentes ao patrimônio do CTAv, numa linha cronológica de fatos históricos ou de ano de produção cinematográfica em sete décadas no Brasil.
A programação é inaugurada com o título 70 anos de Brasil (da Belle Époque aos nossos dias), de Jurandyr Passos Noronha, e perpassa por títulos de temática carnavalesca, urbana, indígena e cinematográfica, até finalizar com um bônus do programa do SRTV 002. Ana Carolina – Mar de Rosas e Getúlio Vargas, onde Ana Carolina fala de suas expectativas para o cinema brasileiro no ano de 1977, trata sobre as produções “Mar de Rosas” (1977) e “Getúlio Vargas” (1974), e reflete sobre ser uma mulher dirigindo filmes no Brasil.
A cada dia um título será exibido de acordo com a produção da década correspondente ou com um conteúdo que abranja tal década.
PROGRAMAÇÃO:
20/12
70 ANOS DE BRASIL (DA BELLE ÉPOQUE AOS NOSSOS DIAS)
Ano: 1972
Duração: 70 minutos
Direção: Jurandyr Passos Noronha
Sinopse: “Documentário montado sobre registros visuais de eventos culturais, políticos e econômicos da vida brasileira no século XX. Dentre eles, destacam-se a primeira corrida de automóveis, o futebol e o esporte em geral; o dirigível Zeppelin; a exposição do Centenário da Independência; a Semana de Arte Moderna; as revoluções constitucionalistas (de 1924 e 1932); os primeiros bailes carnavalescos no Teatro Municipal; a abertura da avenida Presidente Vargas; a construção de Volta Redonda; os desfiles integralistas com Plínio Salgado e Gustavo Barroso; o desfile de despedida da FEB gravado com som direto; a atuação da FEB na Itália; números de teatro de revista da Praça Tiradentes; os primórdios do Teatro Nacional de Comédia; a primeira missa em Brasília; o petróleo, o café e a industrialização do Brasil; e a Transamazônica.” (Filmografia Brasileira)
21/12
O INCRÍVEL LUIZ DE BARROS
Ano: 1971
Duração: 7 minutos
Direção: Lucien Mellinger
Sinopse: Um retrospecto de sua vida no cinema, ilustrando com fotos de seus primeiros filmes, ainda mudos. Fala sobre a criação do sincronismo, processo que criou para tornar os filmes sonoros. Depois, através de uma sequência são apresentadas algumas cenas de seus filmes mais famosos como “E o circo chegou” e outros. (Filmografia Brasileira)
22/12
O QUE FOI O CARNAVAL DE 1920!
Ano: 1920
Duração: 12 minutos
Direção: Alberto Botelho
Sinopse: “Aspectos do carnaval no Rio de Janeiro: o corso na Avenida Rio Branco; Baile à Fantasia no Hotel de Santa Rita; o Baile Infantil do Teatro República; desfile de carros alegóricos das sociedades carnavalescas dos Fenianos e dos Democráticos.” (Filmografia Brasileira).
23/12
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Ano: 1937
Duração: 60 minutos
Direção: Humberto Mauro
Sinopse: “A partida das 13 naus de Pedro Álvares Cabral de Lisboa e sua difícil trajetória pelo mar desconhecido. A chegada a uma nova terra marca o encontro amigável com o povo indígena. A paisagem do Novo Mundo fascina: os animais, as pessoas, as plantas. A realização da primeira missa harmoniza e as relações entre os seres” (Filmografia Brasileira).
24/12
CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Ano: 1949
Duração: 32 minutos
Direção: Humberto Mauro
Sinopse: “Os pontos mais pitorescos da antiga capital brasileira, famosa por sua deslumbrante beleza e pelos seus curiosos aspectos naturais. Rápido histórico de sua formação, sua beleza natural, seus monumentos históricos e edifícios públicos.” (Dicionário de Filmes Brasileiros).
25/12
BRASÍLIA : PLANEJAMENTO URBANO
Ano: 1964
Duração: 15 minutos
Direção: Fernando Coni Campos
Sinopse: O documentário mostra o conceito da construção e planejamento da cidade de Brasília, cujo plano piloto foi criado por Lúcio Costa.
26/12
KUARUP
Ano: 1962
Duração: 15 minutos
Direção:
Sinopse: “É frequente entre grupos indígenas a existência de cerimônias destinadas a manter, através das novas gerações, suas crenças e seus valores tradicionais. Na tribo Kamayurá, o Kuarup representa a criação do povo e é realizada por ocasião de uma homenagem a um morto ilustre.” (Dicionário de Filmes Brasileiros)
27/12
BRASILEIROS EM HOLLYWOOD
Ano: 1970
Duração: 19 minutos
Direção: Salvyano Cavalcanti de Paiva
Sinopse: O filme narra a trajetória de atores e atrizes brasileiros dentro do cinema de Hollywood desde o período áureo do cinema silencioso até a década de 50, passando por nomes como Lia Torá, Olímpio Guilherme e Carmem Miranda.
28/12
BÔNUS: SRTV 002. Ana Carolina – Mar de Rosas e Getúlio Vargas
Descrição de conteúdo
Conforme Ficha de Indexação de Conteúdos do SRTV (s.d.): Entrevista com a diretora sobre seus filmes “Mar de Rosas” e “Getúlio Vargas”, sua trajetória no cinema, a mulher que trabalha no cinema.
Conforme Igor Andrade Pontes (2017): Ana Carolina fala de suas expectativas para o cinema brasileiro no ano de 1977, trata sobre as produções “Mar de Rosas” (1977) e “Getúlio Vargas” (1974), e reflete sobre ser uma mulher dirigindo filmes no Brasil.
Ano: 1977
Duração: 16 minutos
Locações
Residência não especificada; Departamento do Filme Cultural (Rio de Janeiro, RJ)
Identidades
Ana Carolina
Assista a Mostra a partir de 20 de dezembro no canal do Youtube @ctavcinema: