
Um filme emblemático!
No dia 17 de maio, completam-se 90 anos do lançamento de Limite, filme de Mário Peixoto, com a fotografia revolucionária de Edgar Brasil. A obra, que causou alvoroço desde a estreia, nunca esteve em circuito comercial, mas se tornou referência para a cinematografia brasileira pela ousadia e originalidade em sua composição. Um filme mudo que que nasceu no limite do cinema falado. Um marco no audiovisual e nos estudos do cinema nacional.
.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Para assistir, clique na imagem do filme desejado. Atenção às datas de liberação de cada título.
LIMITE
SRTV123: CINEMATECA DO MAM - ENTREVISTA JOAQUIM PEDRO DE ANDRADE, MARCOS FARIAS E LEON HIRSZMAN
Material bruto para programa do SRTV sobre a Cinemateca do MAM. Leon Hirszman fala sobre a importância da Cinemateca, especialmente pós-1968. Marcos Farias sobre cineclubismo da década 50; filmes vistos na FNFi (Limite, Encouraçado Potemkin); abertura da Cinemateca; retrospectiva de filmes americanos; inícios do cinema novo. Joaquim Pedro de Andrade: histórico do grupo do cinema novo; Plínio Sussekind e as projeções na FNFi, entre os quais Limite; outros cineclubes; círculo de estudos cinematográficos na ABI; Luiz Alípio de Barros; Cacá Diegues.
LIMITE, UMA HISTÓRIA DE AMOR ENTRE MANGARATIBA E MÁRIO PEIXOTO
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de documentário e mostra como Mangaratiba, uma cidade localizada na região da Costa Verde, no Estado do Rio de Janeiro, serviu de cenário para um dos maiores filmes brasileiros de todos os tempos: Limite. O trabalho que foi realizado e apresentado em 2019, mostra, de forma dinâmica usando depoimentos de moradores, especialistas, vídeos, fotografias, além de muitas cenas do filme, a relação entre a cidade de Mangaratiba e seus moradores com Mário Peixoto e o filme Limite, considerado uma das obras cinematográficas mais importantes do nosso país.
EXIBIÇÃO DE LIMITE EM MANGARATIBA/ MÁRIO PEIXOTO RECEBE O PRÊMIO BANERJ
MAR DE FOGO
Sobre a mostra:
______
O Centro Técnico Audiovisual – CTAv, coordenação-geral da Secretaria Nacional do Audiovisual, apresenta uma mostra dedicada a Limite, filme do diretor Mário Peixoto, com fotografia icônica de Edgar Brasil. Consagrado pela crítica nacional e internacional, esse filme mudo foi eleito pela Abraccine como “o melhor filme brasileiro de todos os tempos” em 2015, além de ser selecionado pela World Cinema Foundation para a restauração, em parceria com a Cinemateca Brasileira, em 2010.
Lançado nos anos 30, o filme fez história com seus enquadramentos originais e poéticos, e é considerado o 1º filme experimental nacional. Não por menos, se tornou objeto de estudo e interesse de diversos pes-quisadores e cineastas e, por isso, a programação da Mostra traz, além do título homenageado, um vasto conteúdo relacionado, como o Making of, documentários, filme-ensaio, imagens de arquivo e epi-sódios inéditos on-line do SRTV, que contextualizam a produção do filme e o histórico de suas exibições.
______
