Mantendo a tradição de oferecer capacitações gratuitas aos produtores cinematográficos de Rondônia, o Festcine Amazônia oferecerá oficinas técnicas em parceria com o Centro Técnico Audiovisual (CTAv), do Ministério da Cultura. As atividades acontecem paralelas ao festival, realizado de 15 a 19 de novembro, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho.

OFICINA DE PRODUÇAO

CLÉLIA BESSA – Produtora, natural de Manaus(AM), formada em Ciências Sociais pela UFRJ, sempre atuou na área do audiovisual, passando pelas empresas: TV Globo, Embrafilme -Empresa Brasileira de Filmes S/A, Synapse Distribuidora, Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura (CTAv ). É professora da cadeira de “Produção I” do Curso de Cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), atualmente é Conselheira da Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (ABPI-TV) e da Diretoria do Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual (SICAV). Sócia da Raccord Produções desde 1996, assinando nove produções. Em televisão produziu seis séries para os canais: Canal GNT/Globosat 2006, Canal Mulstishow /Globosat, 4 X 46´, Brasil e Multishow e mais de 30 programas, e em torno de 300 horas para o Canal Futura, como “Nota 10” (I e II) e “Trocando em Miúdos”. Produziu o primeiro canal – Humanóides – de fluxo contínuo (stream) para o celular, no total de 130 horas de programação.
EMENTA – O curso tem como objetivo desenvolver a percepção no processo de produção cinematográfica, abordando de forma teórica e pratica sobre o conteúdo proposto. Serão abordados principalmente: O Processo Audiovisual e as Quatro Telas, O Roteiro, O Conteúdo Audiovisual e suas Fases, Departamentos e Documentos, A Pré-produção, A Filmagem, A Finalização, Formatação dos projetos – Editais, Leis de Incentivos e Concursos.

OFICINA DE CAPTAÇAO DE SOM

EDWALDO MAYRINK – É engenheiro eletrônico e atua profissionalmente em áudio desde 1975. Iniciou suas atividades em áudio na área de sonorização ambiental e fabricação de equipamentos para audiófilos. Cursou Cinema na Universidade Federal Fluminense. Como funcionário do corpo permanente do CTAv desde 1985, projetou e supervisionou a instalação de equipamentos de pós-produção de som dos estúdios do CTAv; realizou transcrições, gravações e mixagens em diversas co-produções do CTAv. Na área de treinamento e repasse de tecnologia ministrou pelo CTAv oficinas de captação de som e sonorização de filmes em algumas capitais brasileiras e no CTAv. Como Coordenador Técnico do DECINE-CTAv / FUNARTE, desenvolveu o projeto de renovação tecnológica do estúdio de mixagem do CTAv, adaptando-o para a utilização de tecnologia digital, vídeo e automação; passando este a ter certificação para Dolby Digital. Executou o projeto dos estúdios de dublagem e restauração de som do CTAv. Trabalhou como editor de som em filmes de curta-metragem. Atuou como professor da cadeira Estudos do Som na Escola de Cinema Darcy Ribeiro de 2004 a 2007 e no projeto “Revelando Brasis I e II”. Atua como projetista de sistemas de sonorização em teatros e cinemas.
EMENTA – A oficina é formatada abordando inicialmente os fundamentos da geração e da propagação de som em ambientes abertos, e seu comportamento acústico em ambientes fechados; relacionando sempre os fatores físicos e psicoacústicos, na intenção de despertar um aumento da percepção auditiva e capacidade de análise crítica da função do som no audiovisual. A apresentação é realizada com exemplos sonoros em todos os tópicos abordados da produção a pós-produção, utilizando equipamentos de captação de som do CTAv para exemplos práticos e avaliação da absorção do conteúdo.

 

Fonte: Festcine Amazônia