Cento e quatorze filmes de 23 Estados brasileiros foram selecionados para a 11ª Goiânia Mostra Curtas, que será realizada de 4 a 9 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia-GO. O anúncio foi feito na noite da última terça-feira, 30 de setembro, durante cerimônia de lançamento do festival, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (IPHAN-GO). A lista dos filmes que vão compor as mostras competitivas e não competitivas do festival já está disponível no site www.goianiamostracurtas.com.br.

Entre 25 de maio e nove de agosto, a mostra recebeu 775 inscrições, sendo 574 vídeos e 201 filmes (35mm). Este ano a produção de ficção se manteve em primeiro no ranking, com 386 candidatos, contra 238 documentários, 64 animações e 87 obras experimentais. Os filmes vieram de 23 estados, a maioria deles realizado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás, que apresentou 89 trabalhos.

Além de tornar pública a lista de filmes selecionados para a mostra, a direção geral do festival revelou o tema da mostra especial: diversidade sexual. A programação vespertina prevista para o dia 8 e 9 de outubro tem como desafio apresentar um panorama dos mais significativos filmes de curta metragem que discutem as humanidades e os direitos sociais pelo viés da homossexualidade. A programação que compreende ainda oficinas, seminários e encontro de entidades do audiovisual. Um dos destaques é a realização da primeira rodada do projeto Diálogo do Audiovisual, realizado pelo Ministério da Cultura.

A 11ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente  (Icumam), com apoio do Ministério da Cultura, Petrobras e Furnas por meio da Lei Rouanet, SESI- Conselho Nacional. O festival também conta com o apoio do SEBRAE-GO, Agepel/Governo de Goiás, Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia.

Para a programação e demais informações, acesse www.goianiamostracurtas.com.br.

(Fonte: Goiânia Mostra Curtas)