Reatando com uma tradição abandonada nos últimos anos, a Associação de críticos de cinema do RJ escolheu dois acontecimentos como as “Melhores Iniciativas para a Valorização do Pensamento Cinematográfico” em 2010.

Entre os eventos, elegeu a Mostra John Ford no CCBB, pelo conjunto de filmes em cópias excelentes e pela qualidade dos “periféricos” (catálogo e curso). E no campo das publicações, o destaque foi para a retomada e reedição histórica da revista Filme Cultura.

Em sua coleção Fac-similar, a revista, apresenta todas a suas edições , desde a década de 60 até agora  com um preço acessível, e além da volta da revista com publicações atuais e a coleção Fac-similar , foi criado um site onde é possível ter acesso a todo conteúdo lançado e a conteúdos exclusivos que não foram publicados na versão impressa. A Filme Cultura terá sua 53ª edição lançada no dia 28 de janeiro na Mostra de cinema de Tiradentes, esta edição fala de cinefilia. Imperdível como todas as outras.

 

Na reuniaão da CCRJ também foram eleitos os 10 melhores filmes lançados no Rio de Janeiro em 2010 e uma nova diretoria que foi composta por: Mario Abbade como novo presidente da ACCRJ. A nova diretoria é composta ainda pelo vice-presidente Luiz Fernando Gallego  o secretário Daniel Schenker. Quanto aos filmes eleitos, são:

 

1. A Fita Branca, de Michael Haneke
2. Tropa de Elite 2, de José Padilha
3. Vencer, de Marco Bellocchio
4. Mother, de Bong Joon-Ho
5. Um Homem Sério, de Joel e Ethan Coen
6. O Segredo dos seus Olhos, de Juan José Campanella
7. O Escritor Fantasma, de Roman Polanski
8. A Ilha do Medo, de Martin Scorsese
9. Tudo Pode Dar Certo, de Woody Allen
10.  Kick-Ass – Quebrando Tudo, de Matthew Vaughn

A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ é uma entidade sem fins lucrativos, destinada a congregar críticos e pensadores de cinema do estado, com o objetivo último de promover a cultura cinematográfica. A Associação é filiada à Fipresci – Fedération Internationale de la Presse Cinématographique e, como tal, representa a crítica brasileira em festivais e fóruns internacionais.

 Fonte: www.carmattos.wordpress.com e http://www.accrj.com.br/