Criado em dezembro de 2009, depois da visita do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e do então Secretario do Audiovisual, Silvio Da-Rin, em setembro do mesmo ano, o projeto de Desenvolvimento de Animação Brasil-Cuba – fruto de uma parceria entre os Ministérios da Cultura do Brasil (MinC) e de Cuba – tem o objetivo de experimentar, possibilitar e promover uma linha de produção que coadune anseios e desejos de uma política pública voltada para a qualificação da animação dos dois países e, em especial, a animação para a infância.
Qualificação que se traduz em um processo de pesquisa, criação e desenvolvimento de conteúdo latino americano que valorize a cultura, a autoria dos profissionais da área e, em especial, o comprometimento com a infância. Qualificação que investe na formação técnica e artística especializada.
Política pública que visa, portanto, ao estabelecimento de uma nova/outra possibilidade de criar, desenvolver e produzir animação, reconhecendo a cultura, amadurecendo a indústria, investindo nos profissionais, na função do autor, e respeitando e contribuindo com a audiência, no caso as crianças.
No Brasil, o projeto está a cargo do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura. Em Cuba, dos Estúdios Animados do Instituto Cubano de Arte e Indústria cinematográficos (ICAIC), do Ministério da Cultura de Cuba.
O FILME
O Caminho das Gaivotas é o nome do curta criado e produzido ao longo do Projeto de Desenvolvimento de Filme de Animação Brasil-Cuba. Trata-se de uma animação, de nove minutos, que mescla elementos em stop motion, 2D e animação clássica. O Caminho das Gaivotas fala sobre a solidão das crianças. Da falta de comunicação entre o mundo adulto e o infantil, realidade presente no dia a dia de muitas crianças nas suas famílias, escolas ou sociedade…
A história tem o objetivo de evidenciar a problemática para as crianças, seus pais e responsáveis. O tema é tratado de uma forma poética, sutil, mostrando a necessidade do reencontro do mundo adulto com o da infância.
Para elaborar o roteiro, a equipe brasileira pesquisou o universo infantil de crianças cubanas e brasileiras, com foco nas cantigas de ninar. Foi realizado em Cuba e no Brasil um grande levantamento dos estudos do historiador e folclorista brasileiro Luís da Câmara Cascudo e do etnólogo e antropólogo cubano Fernando Ortiz, nomeado, em 1955, para o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao “amor pela cultura e pela humanidade”.
O roteiro contou com a consultoria de Bráulio Tavares, compositor, roteirista e estudioso da cultura popular brasileira. Em abril passado, o texto foi submetido à análise de crianças cubanas que compuseram um grupo focal.
Entre a equipe cubana, estão Esther Hirzel, Alex Cabanas e Aramis Acosta Caulineau, Bárbaro Ortiz, do ICAIC. Na bagagem, sete longas produzidos, outras dezenas co-produzidos com a Europa, e, atualmente, mais cinco em pré-produção, com foco na infância.
Da parte do Brasil, estão a coordenadora de projeto Patrícia Alves Dias, cujos trabalhos já foram premiados por reconhecidas instituições internacionais de qualidade, como Unesco, ONU e a televisão japonesa NHK com o Premio Japão; e o diretor de animação Sérgio Glenes, seu último trabalho O Despejo ou… Memórias de Gabiru foi eleito o Melhor curta-metragem do Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro, no X Festival Internacional de Filme de Brasília. Muitas de suas obras também constam do catálogo da Animation World Network (AWN).
Desde janeiro, o trabalho bilateral entre Brasil e Cuba, cujas equipes investem recursos operacionais e técnicos, vem sendo realizado sistematicamente à distância, via internet e Correios, e presencialmente, com viagens das equipes aos países. Nas quatro missões de viagem já realizadas entre os dois países foram desenvolvidas as etapas de pesquisa, definição do roteiro, elaboração do storyboard, caracterização de personagens, consulta focal com crianças, criação de layouts de cenas e cenário, finalização de animatic e teste de arte final.
Para saber o passo a passo do processo de produção do curta até agora, tratamentos de roteiro e Storyboard entre na página Brasil -Cuba no site do CTAv.


