O objetivo não é apenas premiar. É fomentar, semear, regar. Tudo isso com um único propósito: movimentar o setor cultural no Estado do Rio de Janeiro. Para os vencedores, eleitos por um comitê de excelência e cujos nomes serão mantidos em sigilo, o prêmio maior: verba, infra-estrutura e acompanhamento necessário para colocar de pé um projeto inédito. Este é o principal objetivo do Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura, o mais abrangente e contemporâneo prêmio de incentivo cultural já realizado no Estado do Rio de Janeiro.
Idealizado e organizado pelo Sesc Rio e pela L21 Conteúdo, do empresário Luiz Calainho, serão premiados projetos distintos abrangendo nove áreas: Teatro Adulto, Teatro Infantil, Música, Dança, Artes Plásticas, Literatura Jovem, Cinema Documentário, Novas Mídias e Novos Talentos (nas linguagens teatro jovem, dança, música, artes plásticas e cinema documentário). A primeira edição do Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura homenageará o ator, diretor e roteirista Sérgio Britto.
Os vencedores do Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura vão receber em cada uma das nove categorias uma verba de R$ 200 mil (Duzentos Mil Reais) para a produção, execução e apresentação para o público da obra vencedora em, no máximo, oito meses a partir da data da premiação. Na categoria Novos Talentos, o prêmio será dividido pelas cinco subcategorias (R$ 40 mil para cada área).
O regulamento será divulgado dia 28 de julho de 2010 e as inscrições serão recebidas pela internet no site http://www.sescriofomentocultura.com.br/ e encerradas, impreterivelmente, no dia 20 de setembro de 2010 às 23h59min. Entre os critérios de seleção estão a excelência artística, o cumprimento das regras do regulamento e a viabilidade prática da produção O resultado final com a relação dos premiados será divulgado em cerimônia no Teatro Sesc Ginástico, na terça-feira, dia 16 de novembro de 2010.
“A amplitude do projeto, o cuidado com cada detalhe, o acompanhamento passo a passo das produções demonstra sua importância para o Sesc Rio. Esperamos que ele possibilite um crescimento ainda maior do cenário cultural do Estado do Rio de Janeiro. Vamos dar todas as condições para transformar os sonhos daqueles que, como nós, apostam, acreditam e valorizam as mais diversas formas de manifestações culturais”, diz Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio-RJ.
Para incentivar produtores, curadores, escritores, artistas e criadores em geral, cada produção poderá ser acompanhada pela internet, através do portal www.sescriofomentocultura.com.br. Será proporcionado um acompanhamento on line das pesquisas teóricas e práticas, processos, ensaios e montagens.
“Vamos promover as condições necessárias para a realização das montagens e lançamentos, dando maior visibilidade aos premiados. Será possível acompanhar a construção dos projetos vencedores (obra em progresso), através de diferentes tecnologias e recursos, criando uma cobertura contínua no portal do Prêmio. Todos os vencedores contarão com uma equipe para documentar todas as etapas da produção, com imagens e depoimentos” conta o empresário Luiz Calainho.
Além do prêmio em dinheiro para a viabilização dos projetos selecionados, as iniciativas premiadas terão suas estreias e/ou lançamentos nas unidades do Sesc Rio, conforme disponibilidade.
As categorias do Prêmio Sesc Rio de Fomento à Cultura:
1) TEATRO ADULTO: Projeto de montagem inédita de espetáculo dirigido especificamente ao público adulto. O vencedor deverá realizar 16 (dezesseis) apresentações em uma das unidades do Sesc Rio no Estado do Rio de Janeiro.
2) TEATRO INFANTIL – Projeto de montagem inédita de espetáculo dirigido especificamente ao público infantil. O vencedor deverá realizar 16 (dezesseis) apresentações em uma das unidades do Sesc Rio no Estado do Rio de Janeiro.
3) MÚSICA – Projeto de produto fonográfico, com um mínimo de 12 faixas, ancorado em pesquisa registrada em making of, apresentado em faixa multimídia, vídeo ou site. Como resultado dessa pesquisa deverão ser realizadas 05 (cinco) apresentações de um espetáculo/show com o repertório criado em diferentes unidades do Sesc Rio no Estado do Rio de Janeiro.
4) DANÇA – Projeto de montagem inédita de espetáculo de dança contemporânea. Deverão ser realizadas 16 (dezesseis) apresentações em uma das unidades do Sesc Rio no Estado do Rio de Janeiro.
5) ARTES PLÁSTICAS – Projeto de exposição de arte contemporânea sobre tema, autor ou escola que se desdobre num catálogo, livro ou website. O resultado deverá ter no mínimo circulação em três unidades do Sesc Rio no Estado do Rio de Janeiro.
6) LITERATURA JOVEM – Projeto inédito de literatura destinado ao público jovem, que faça a convergência com a linguagem web e que resulte na publicação de um livro (físico ou virtual) com desdobramento em no mínimo 05 (cinco) apresentações/leituras/debates e/ou seminários em diferentes unidades do Sesc Rio no Estado do Rio de Janeiro.
7) CINEMA DOCUMENTÁRIO – Projeto de obra audiovisual brasileira de produção independente em processo digital HD gênero documentário, com no mínimo 52 (cinquenta e dois) minutos de duração e no máximo 80 (oitenta) minutos. Deverão ser entregues 50 (cinquenta) cópias para distribuição e exibição nas unidades da Rede SESC
8) NOVAS MÍDIAS – Redes Sociais – Projeto que utilize novas e diferentes mídias como suporte de produto cultural. Deve ser inédito, interativo e de forte conectividade com as redes sociais.
9) NOVOS TALENTOS – Serão concedidos cinco prêmios na categoria Novos Talentos para Teatro Jovem, Música, Dança, Artes Plásticas e Cinema Documentário cujas regras devem obedecer as das demais citadas acima. Nessa categoria o participante não poderá ter tido nenhum trabalho profissional já realizado e/ou publicado. Especificamente em Cinema Documentário a obra deverá ter um mínimo de 10 (dez) e um máximo de 15 (quinze) minutos de duração.
Inscrições e resultados:
Poderão ser inscritos projetos que se encontrem em qualquer etapa de produção, desde que não tenham sido divulgados nem concluídos. As inscrições serão abertas dia 28 de julho, pelo site http://www.sescriofomentocultura.com.br/ e serão encerradas, impreterivelmente, no dia 20 de setembro de 2010 às 23h59min.