Todos os números históricos da revista Filme Cultura que circularam entre 1966 e 1988 estão finalmente preservados. O Centro Técnico Audiovisual – CTAv/SAV/MinC acaba de editar uma coleção com cinco livros de capa dura contendo as 48 edições do período, além de duas revistas especiais, feitas para os festivais de Cannes e Berlim. O projeto é uma iniciativa do Instituto Herbert Levy e tem patrocínio da Petrobras. Além da coleção histórica impressa na edição fac-similar, as quase 4.000 páginas publicadas naquele período já estão disponíveis no setor de periódicos da Biblioteca Nacional em microfilmes e a partir de 1º de julho estarão também no site www.filmecultura.org.br.
A revista Filme Cultura voltou a circular em 2010 e tem cinco novas edições garantidas neste mesmo projeto. O nº 51 será lançado no mesmo dia da coleção histórica. Em seu período histórico, a Filme Cultura foi editada sucessivamente pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo – INCE, o Instituto Nacional de Cinema – INC, a Empresa Brasileira de Filmes – Embrafilme e a Fundação do Cinema Brasileiro – FCB. Depois de 19 anos fora de circulação, o Centro Técnico Audiovisual – CTAv/SAv/MinC lançou em 2007 a edição especial nº 49, comemorativa dos 70 anos do INCE. Em abril de 2010 foi lançado o nº 50 e a revista voltou a circular regularmente com periodicidade trimestral.
A coleção Fac-símile terá lançamento no Rio de Janeiro – dia 01 de Julho, no Arquivo Nacional, ás 18:30 – e em São Paulo – dia 02 de Julho às 19:30, na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Pompéia. Confirmar presença através do email: rsvp@filmecultura.org.br
A Coleção
Os cinco volumes da coleção fac-similar reproduzem fielmente as edições de 1966 a 1988 de Filme Cultura. Ali foi feita a crônica do cinema brasileiro e de aspectos importantes do cinema internacional no período. Em suas páginas, encontram-se textos hoje clássicos de Jean-Claude Bernardet, Sérgio Augusto, Antonio Moniz Vianna, Ismail Xavier, Inácio Araújo, João Luiz Vieira, Rogério Sganzerla e Jairo Ferreira, entre muitos outros. A revista contou, entre seus editores, com Ely Azeredo, Flávio Tambellini, David Neves, José Carlos Avellar, Cláudio Bojunga e João Carlos Rodrigues.
O conteúdo da revista abrangia críticas de filmes, ensaios, pesquisas, entrevistas, perfis, catalogação de diretores brasileiros e internacionais, bem como artigos sobre técnica, produção, mercado, festivais e premiações. Há também um precioso material iconográfico sobre a história do cinema brasileiro, fundamental para cinéfilos, pesquisadores e estudantes.
A Coleção pode ser adquirida ao preço de R$ 100,00 nas principais livrarias do país. Os pontos de venda, válidos também para os números recentes da revista, são divulgados no site.