O MIPTV 2010 – Mercado Internacional de Conteúdo Audioviosuais (www.miptv.com) é um dos mais importantes eventos do mercado audiovisual mundial. Em 2010, deve reunir mais de 13 mil profissionais de criação, produção e distribuição de 12 a 16 de abril, no Palais des Festivals, em Cannes (França).
O Brazilian TV Producers- BTVP – programa internacional de conteúdo voltado para o mercado externo e liderado pela ABPI-TV, Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão, com o apoio do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual e da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos – APEX – estará no MIPTV com as produtoras 2DLab, Big Jack Studios, Elo Company, Medialand, Moonshot, Selva Digital, Synapse TV, Trotamundos e TV PinGuim , empresas associadas, para apresentar ao mercado internacional os projetos brasileiros de animação, documentário e multiplataforma. As emissoras públicas TV Brasil e TV Cultura , a Rio Film Comission, a RioFilme e a Ancine também estarão no evento. Com 130 m2, o stand do BTVP será o ponto de encontro para as reuniões de negócios e acordos bilaterais.
Pela primeira vez, o MIPTV abrirá espaço para debater a co-produção em países que têm conquistado cada vez mais espaço no mercado audiovisual. O Brasil será tema do painel de abertura “Going Global: Brazil’s Producers Seek Out International Co-Productions”, produzido pelo próprio evento e que acontecerá na segunda, 12 de abril, às 14h30. A mediação será de Jacques Bensimon (consultor do BTVP em planejamento e estratégias, ex- presidente do National Film Board of Canada – NFB), com a participação de: Marco Altberg (Produtor e presidente da ABPITV), Raphael Corrêa Netto (Diretor de Vendas Internacionais da TV Globo Internacional), Diana El-Osta (National Geo), Bilai Joa Silar (Discovery Kids), Josh Selig (Little Airplane-USA) e André Breitman (2D Lab). O painel será aberto a todos participantes do evento.
Na terça, dia 13 de abril, o BTVP organizará a tradicional Happy Hour da Caipirinha, onde lançará oficialmente o RioContentMarket, encontro internacional que acontecerá no Rio de Janeiro de 10 e 12 de novembro de 2010. Participarão do lançamento: Marco Altberg e Kiko Mistrorigo ,Presidente e vice-presidente da ABPITV, Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Steve Solot, Presidente da Rio Film Commission e Paulo Alcoforado, diretor da Ancine. O RioContentMarket será uma realização do BTVP, Rio Film Commission, Rio Filme, Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro e o Festival do Rio, que se uniram para promover o mercado latino-americano focado na união entre a televisão tradicional e as novas mídias. Parcerias com os principais mercados internacionais garantirão a presença dos maiores nomes da indústria audiovisual. O evento será focado nos negócios, com conferências e pitchings.
O BTVP é o programa de exportação de conteúdo audiovisual realizado pela ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Silvio Da-Rin, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Bruno Amado, Gestor do Brazilian TV Producers na Apex-Brasil, Marco Altberg, presidente da ABPITV, e Eliana Russi, Gerente Executiva do BTVP, respondem pelo programa.
Conheça alguns projetos que serão apresentados no MIPTV
Os associados do BTVP levarão à Cannes animações, séries de ação, documentários e programas de entretenimento:
2Dlab
My Big Big Friend
52 episódios X 11 minutos
Público-alvo: crianças 4 a 7 anos
O que acontece quando uma criança pode transformar seu maior medo em seu melhor amigo? A série conta a história de um grupo de crianças e seus amigos imaginários e como eles enfrentam juntos seus medos.
Jobi´s Room
52 episódios X 1 minuto
Público-alvo: crianças de 8 a 11 anos
O que acontece por trás da porta fechada do quarto de um garoto de 10 anos? Juntos Job e seu melhor amigo Oscas, um sapo falante, exploram o mundo a partir da segurança proporcionada por seu próprio quarto.
Big Jack Studios
A produtora estará levando ao MIPTV diversos projetos de animação, como: Melty(série infantil de animação 2D para televisão); NetYGen (animação 2D e 3D para crianças acima de 7 anos); Dumb Gags (animação 2D para todos os públicos); Fahrenheit (The Merc Pack) (animação 3D para TV para crianças acima de 12 anos) e Skeptics – Future of Sci-fi (animação 3D para TV público jovem e adulto).Police Operation
20 episódios X 26 minutos cada
Público-alvo: adulto
A série tem como foco os bastidores das polícias civil e militar, que permitiram a filmagem de suas técnicas de investigação, táticas de prevenção e repressão da criminalidade, além dos mais avançados métodos científicos para o recolhimento de provas.
Power Inc.
13 episódios 52minutos e 12 de 26 minutos cada
Público-alvo: adulto
Baseada no best-seller “Poder SA”, a série transporta das páginas do livro para a televisão as histórias reais de conflitos e intrigas em um prédio de luxo em São Paulo, por onde passam os melhores e os piores executivos do mundo corporativo.
Medialand Produção e Comunicação Ltda.
Synapse Produções
A Synapse é uma das líderes em distribuição de conteúdo para TV, DVD e internet no Brasil. A empresa é especializada em licenciamento de programas educativos e de entretenimento dos maiores produtores.
Trotamundos films
Predators Of Distances- Inside África
Captação HD , longa-metragem 78 min
Todos os públicos
O filme acompanha a travessia de um grupo de ciclistas pelo norte da África. A aventura segue de Casablanca ao Cairo, passando por regiões frias, como o Atlas, no Marrocos, e muito quentes, como o Deserto do Saara. Além do esforço físico extenuante, os viajantes enfrentam incrível estresse psicológico.
Letters to Hercilio
52 minutos – cor – HD – 2010
Todos os públicos
O ano é 1924. O então governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, realiza o sonho de construir uma ponte suspensa, que muda a história do estado e também a vida das pessoas que trabalharam para tornar este sonho realidade. A história é narrada por meio de cartas que o governador nunca recebeu.
Moonshot Pictures
9MM São Paulo
13 episódios x 47 minutos
Público-alvo: adulto
Uma equipe de investigadores com dramas pessoais. Um jovem delegado procurando o sucesso. Uma cidade gigantesca. Crimes complicados. A minissérie retrata os dramas pessoais, os problemas cotidianos, o caráter de cada investigador e de que maneira suas vidas fora da delegacia influenciam a luta contra o crime.
Brazil’s Next Top Model
13 episódios x 45 minutos
Público-alvo: família
Reality show que transforma garotas comuns em verdadeiras top models. Em 13 episódios, o dia a dia da disputa de aspirantes a modelo em busca do sonho de ser a próxima top model brasileira. No programa, 20 meninas são selecionadas para participar da atração e, logo no primeiro episódio, sete são eliminadas, restando apenas 13 na competição.
Selva Filmes
GlobalPop
13 episódios X 24 minutos
Todos os públicos
Na série de 13 episódios, 11 temas contemporâneos são discutidos por pessoas de todo o mundo: do top fashion designer londrino à garota comum de Berlim; do um músico de Paris ao estudante de São Paulo; do skatista de Xangai ao chefe de cozinha em Barcelona e ao cabeleireiro de Nova Iorque.
Kitchenet
30 episódios X 8 minutos
Todos os públicos
Você está sozinho em casa se sentindo criativo? Carente? Quer amigos por perto? Ou impressionar seu amor? Pegue o melhor da sua geladeira e se inspire na charmosa cozinha do loft de Luiz Alfredo, protagonista da série de 30 episódios. Uma receita por dia, rápida e fácil. Boa música, bons amigos e diversão. A festa agora é na cozinha!
TV PinGuim
Fishtronaut Second Season – The New Missions of Fishtronaut
52 episódios de 11 minutos
Público-alvo: crianças de 4 a 7 anos
Nossos grandes amigos Peixonauta, Marina e Zeek enfrentam novos desafios nas difíceis missões da trupe. Para isso, contam com sua inteligência e imaginação, além da equipe de sempre, para solucionar os mistérios dessa nova temporada.
Tarsilinha
Um episódio de 75 minutos
Público-alvo: crianças de 4 a 7 anos
O humor é um dos aspectos básicos deste projeto. O filme conta as aventuras da personagem Tarsilinha, que vive em um mundo de cores, gráficos e personagens inspirados no trabalho de Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artísticas plásticas brasileiras. Em sua jornada, a garotinha de 7 anos passa por diversos obstáculos.
A ELO Company é líder em distribuição de conteúdo audiovisual para as mais diversas formas de veiculação e na criação de canais para mídias digitais, desenvolvendo estratégias de comunicação para empresas nestas novas mídias.
A empresa atua em três frentes:
ELO CHANNELS: dedicado à criação e gestão de canais em plataformas digitais.
ELO AUDIOVISUAL: agência que atua na comercialização de mais de 500 títulos.
ELO ADVERTISING : area responsável pela venda de espaço publicitário e campanhas em plataformas digitais.
A produção audiovisual brasileira será destaque do painel “Going Global: Brazil’s Producers Seek Out International Co-Productions”, organizado pelo MIPTV dia 12 de abril, às 14h30 (no quinto andar do Palais des Festivals). O objetivo do encontro é mostrar como a indústria audiovisual no Brasil está se desenvolvendo. Os executivos internacionais terão a oportunidade de conhecer os potenciais parceiros brasileiros e entender os mecanismos de financiamento do país. Os interessados devem se inscrever pelo site www.mipworld.com.
Elo Company
Painel Brasileiro no primeiro dia de evento, 12 de abril, às 14h30
O painel “Going Global: Brazil’s Producers Seek Out International Co-Productions” faz parte do Fórum de Produtores, evento realizado pela primeira vez pelo MIPTV e produzido com apoio do BTVP. Além do Brasil, o fórum mostrará como firmar co-produções também com Canadá, Japão, Malásia e China. É uma oportunidade para os produtores desenvolverem seus projetos e identificarem novas oportunidades de negócios. Os convidados apresentarão cases de sucesso, como o filme Avatar e a série Lost, e dicas para pitchings. O MIPTV 2010 deve reunir mais de três mil compradores de televisão, internet, telefonia celular, IPTV, VOD Telecom, de entretenimento e licenciamento, representando mais de 100 países.
Brazilian TV Producers- BTVP
Criado em 2004, o BTVP tem como objetivo promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O programa viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de co-produções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias) e oferece o apoio do renomado consultor internacional Jacques Bensimon, especialista em planejamento e estratégias de mercado e ex-presidente do National Film Board do Canadá. Graças ao seu trabalho, o Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de co-produção de inúmeras TVs e produtoras internacionais.
Em apenas seis anos, o BTVP possibilitou a concretização de 50 projetos para TV, em parceria com 12 países (Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Japão, Malásia, Portugal, República Checa e Cingapura). O BTVP esteve presente em mais de 60 eventos (Ottawa, Annecy, KidScreen, MIPTV, MipCom Sofia Rendez Vous, Banff, Sunny Side of the Doc, RomaFictionTV, Television Animation Conference) em 11 diferentes países (Rússia, França, Alemanha, Japão, China, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Espanha, Bulgária e Itália). O volume dos negócios fechados contabilizou mais de 70 milhões de dólares e as produções brasileiras foram veiculadas em 118 países.
Agenda Brazilian TV Producers 2010
MipTV 2010
12 a 16 de abril- Cannes, França
NextMedia & Banff World Television Festival 2010 e 2011
13 a 16 de junho de 2010- Banff, Canadá
MipCom 2010 e 2011
4 a 8 de outubro- Cannes, França
ABPITV
A ABPITV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão) é a entidade proponente do BTVP. Fundada em 1º de julho de 1999, no Rio de Janeiro, representa as produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e novas mídias. Atua em todas as esferas e busca novas oportunidades de mercado no Brasil. A ABPITV está envolvida em importantes debates do setor, como PL 29, novas mídias, novas fontes de financiamento e parceiros.
Eleito em 24 de fevereiro, o novo Conselho Federal da ABPITV (Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão) é formado pelo Presidente Marco Altberg (M Altberg); Vice-Presidente Francisco Mistrorigo (TV Pinguim); Secretário Geral Luis Antonio (Conspiração); Conselheiro titular Adriano Civita (Pródigo); Conselheira titular Walquíria Barbosa (Total); Conselheiro titular André Breitman (2 D Lab); Conselheiro titular Fernando Dias (Grifa); 1ª. Suplente de Conselheiro Clélia Bessa (Raccord) e 2º. Suplente de Conselheiro Mauricio Mendonça Falcão (DGT). O Conselho Fiscal é formado pelo Conselheiro titular Leonardo Dourado (Telenews); Conselheiro titular Belisário Franca (Giros) e a Suplente de conselheira Silvia Rabello (Labo Cine).
Objetivos da entidade:
Ajudar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro;
Representar o setor nos diversos fóruns de debates audiovisuais;
Estimular a produção e novos modelos de negócio entre as televisões e a produção independente;
Procurar novos mercados no Brasil e no Exterior, através do BTVP, ajudando a criar uma marca de credibilidade;
Analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações;
Oferecer capacitação ao produtor e às televisões nacionais;
Avalizar a produção independente como um selo de qualidade.