A comissão julgadora do Edital Brasília 50 anos reuniu-se na manhã de terça-feira, 6 de abril,  na sede do Ministério a Cultura, em Brasília, e selecionou o projeto A Cidade é uma Só como o vencedor do concurso. Também foram selecionados dois projetos reserva: Plano B e Os Sonhos que a cidade fez.

O vencedor do concurso receberá R$ 400 mil para a produção de um documentário inédito de 52 minutos de duração, sobre o tema Brasília 50 Anos – da Construção à inauguração.

Clareza da proposta audiovisual; originalidade estética; coerência entre o conceito, a proposta de direção do documentário e o orçamento; e a viabilidade de realização da obra, foram os principais critérios usados pela comissão, para a seleção final, composta por cinco profissionais do setor audiovisual.

Segundo o coordenador de Programas e Projetos Audiovisuais do Ministério da Cultura, Adilson Ruiz, este concurso faz parte do conjunto de editais realizados em conjunto com a Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil) que tem o objetivo de veicular na televisão, grandes projetos audiovisuais produzidos pela sociedade.

Lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o concurso recebeu cerca de duas dezenas de inscrições.

A portaria com os nomes dos selecionados será publicada nesta quarta-feira, dia 8 de abril, no Diário Oficial da União.