Fachada do Cine WG

Fachada do Cine WG

Esta pequena e improvisada sala de exibição foi fotografada em 2004 no município de Arcoverde, a 250Kmde Recife/PE. O contato dos 61 mil habitantes da cidade com o cinema nacional sempre se deu em cineclubes e pequenos centros culturais, a exemplo do que acontece na maior parte do país. O Cine WG era ponto de loteria, banca de revistas, bar e sala de projeção, com o filme alugado ali mesmo, em VHS. Utilizado os recursos que tinha, o dono do espaço improvisou um projetor juntando uma televisão, um telão e um sistema de lente e espelho.

Pensando em dar melhores condições de exibição e conteúdo de qualidade a espaços como este, o Ministério da Cultura criou em 2008 o Cine Mais Cultura, programa que visa a equipar esses centros populares e capacitar pessoas das localidades onde eles estão instalados para gerirem o espaço e seus equipamentos. O acesso aos filmes deu-se por meio do conteúdo distribuído pela Programadora Brasil.

A concentração de salas de Cinema em grandes capitais tem sido um entrave na difusão do cinema brasileiro. Segundo estatísticas do MinC de 2009, somente 8,7% dos municípios possuem salas de cinema, sendo que desse total o Rio de Janeiro lidera o ranking com 41,30% e São Paulo vem em segundo lugar com 21,33%.

O objetivo do Cine Mais cultura é dar acesso a população ao cinema brasileiro e sua principal ação para que esse acesso aconteça é a capacitação e equipamento de organizações que já existem para aumentar o número de municípios com salas de exibição voltadas para a produção nacional. O foco principal fica nas periferias de centros urbanos e municípios de menor porte, sempre buscando uma distribuição equilibrada. Em números, dos 401 Cines Mais Cultura implantados até o momento, 111 estão em capitais e 290 em municípios do interior. Até agosto de 2010 o programa pretende estar com mais 600 implantados – referentes aos editais já encerrados ou em andamento – e com oficinas programadas de março até julho. “Em 2010 outros 600 Cines Mais Cultura devem ser implantados, totalizando 1600 Cines de setembro de 2008 até dezembro de 2010”, diz Frederico Cardoso, Diretor Executivo do Cine Mais Cultura.

Da esuquerda para direita: Foyer, bilheteria e auditório