O homenageado do 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é Nelson Pereira dos Santos. O cineasta completa 80 anos e foi reverenciado pela sua pela sua inestimável contribuição ao país. O diretor esteve presente ao evento e recebeu cumprimentos de amigos e renomados integrantes da classe cinematográfica brasileira.
A programação incluía três mesas e exibições de filmes. Antes da primeira palestra foi exibido o curta “Fala, Brasília”, uma realização de Nelson para o INCE, Instituto Nacional de Cinema Educativo, em 1966. No fim de semana, 22 e 23 de novembro, mais filmes: “Nelson Filma: trajetória – O projeto do cinema independente no Brasil”, de Luiz Carlos Lacerda; e um especial sobre o cineasta produzido pelo SRTV – Setor de Rádio e Televisão da Embrafilme.
O CTAv contribuiu com o empréstimo das três cópias. As exibições foram realizadas no Hotel Nacional, sede da administração do evento. Os debates giraram em torno das obras mais conhecidas do cineasta, como “Rio 40 Graus” e “Vidas Secas”, além de temas relacionados à atividade acadêmica e a produção cinematográfica atual.
Na terça-feira, 25 de novembro Nelson Pereira recebe o Troféu Candango pela sua contribuição ao cinema brasileiro. A entrega ocorre na solenidade de encerramento do Festival. O reconhecimento público prestado por um dos maiores festivais de cinema do país provocou a emoção deste tão importante personagem do cinema brasileiro, que completa 60 anos de carreira em 2010.
