O Ministério da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual (SAv/MinC), e a Iniciativa Cultural – Instituto das Indústrias Criativas, abrem inscrições para o Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010), que irá selecionar pesquisas e estudos acadêmicos ou independentes sobre cinema e audiovisual brasileiro. As inscrições ficarão abertas de 20 de novembro a 18 de dezembro.
Na primeira edição do prêmio poderão se inscrever pós-graduandos, pós-graduados, bem como pesquisadores independentes sem vinculação ou titulação acadêmica. O prêmio pretende incentivar a produção científica e cultural do país.
As três pesquisas selecionadas receberão como prêmio a publicação de um livro, com tiragem de 1.500 exemplares. As áreas a serem contempladas são: prêmio para melhor pesquisa em língua portuguesa resultante de Tese de Doutorado em cinema e audiovisual brasileiro; prêmio para melhor pesquisa em língua portuguesa resultante de Dissertação de Mestrado em cinema e audiovisual brasileiro e prêmio para melhor Pesquisa ou Estudo sem vínculo acadêmico, em cinema e audiovisual brasileiro, em língua portuguesa.
A seleção dos projetos, em todas as modalidades, será realizada de 11 de janeiro a 8 de março de 2010. O resultado será divulgado no dia 8 de março do mesmo ano.
Informações: no site www.cenacine.com.br; ou pelo e-mail info@iniciativacultural.org.br.
Secretaria do Audiovisual
A Secretaria do Audiovisual é um órgão específico e singular da estrutura organizacional do Ministério da Cultura. Suas competências principais são a elaboração da política nacional do cinema e do audiovisual; a elaboração de políticas e diretrizes gerais para o desenvolvimento da indústria cinematográfica e audiovisual brasileira; o planejamento, promoção e coordenação das ações necessárias à difusão, preservação e renovação das obras cinematográficas e de outros conteúdos audiovisuais brasileiros, bem como à pesquisa, formação e qualificação profissional, além da representação do Brasil em organismos e eventos internacionais relativos às atividades cinematográficas e audiovisuais.
Em 2008, a SAV promoveu uma redefinição de seu escopo de atuação, tomando por base um diagnóstico das dinâmicas audiovisuais que incidem sobre os hábitos contemporâneos dos brasileiros. Três grandes áreas de atuação foram sistematizadas: Cinema (envolvendo infraestrutura, produção, distribuição e difusão); Televisão e Vídeo (com ações de produção, teledifusão, distribuição e implementações voltadas para a TV digital); e Plataformas Digitais (abarcando Internet, Jogos Eletrônicos, Arte Digital e pesquisa de novos modelos de negócio).
Ao mesmo tempo, foram identificadas seis grandes linhas de ações transversais, que perpassam as áreas acima: Legislação; Relações Internacionais; Reflexão e Pesquisa; Formação; Preservação; e Assessoria Parlamentar.
Instituto Iniciativa Cultural
O Instituto Iniciativa Cultural é uma organização social, sem fins lucrativos, que visa gerar atividades que auxiliem na reflexão do universo cultural nacional e internacional e dar suporte a formulação e implantação de mecanismo de fortalecimento das cadeias de valor da economia da cultura, além de criar um núcleo permanente de informações sobre as indústrias criativas no Brasil.
Em seu primeiro ano de existência, 2007, o Instituto idealizou e produziu a coleção de livros Cinema no Mundo: indústria, política e mercado, que contou com cinco volumes – Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina e África. Neste mesmo ano, veiculou o programa Cultura e Criação na Rádio Eldorado, trazendo notícias e análises da vida cultural brasileira e internacional.
Em 2008, além do Ciclo de Conferências “Cinema brasileiro: Desafios culturais e econômicos”, que ocorreu em dezembro, no CineSesc, o Instituto foi o realizador da exposição “Rebobine, Por Favor”, que ocorreu no Museu da Imagem e do Som, além de ter participado da 12ª Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (XII UNCTAD), em Accra, Gana, e inúmeros outros fóruns de discussão sobre políticas culturais, nacionais e internacionais. Ainda neste ano, o Instituto apoiou a mostra de filmes Imagens do Oriente, em sua segunda edição, ao trazer para o Centro Cultural São Paulo 42 filmes do Líbano, Palestina, Irã, Síria, Jordânia e Paquistão.
Em 2009, a instituição criou o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual, juntamente com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), organizou o simpósio “Transnational Brazilian Cinema” em Londres e realiza a Mostra Internacional “Live Cinema” em novembro no Sesc Pompéia. Em 2010, lançará a coleção de livros “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual no Brasil”.