A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e o National Film Board of Canada (NFB)  assinaram Protocolo de Cooperação Cultural durante cerimônia realizada na quarta-feira, 14 de outubro, em Ottawa, no Canadá. O documento se inspira nos talentos criativos de ambos os países e é voltado para beneficiar os cidadãos que ainda não têm acesso à produção audiovisual.

Com esse ato, o Ministério da Cultura renova os termos históricos de cooperação entre Brasil e Canadá, iniciados há 65 anos com o Acordo Cultural de 1944 e fortalecidos em 1985, com a criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da SAv/MinC – referência na formação de profissionais e na produção de conteúdos audiovisuais.

O protocolo, assinado pelo secretário da SAv/MinC, Silvio Da-Rin, e pelo comissário Governamental de Filmes e presidente do NFB, Tom Permultter, estabelece a criação de um comitê geral, que se reunirá anualmente e será integrado por essas duas autoridades, além de representantes indicados por ambos.

O comitê será a expressão institucional dessa sociedade e terá a finalidade de manter ambas as instituições informadas a respeito de suas respectivas ações, além de elaborar uma lista de projetos de interesse mútuo e que tenham interesse em desenvolver conjuntamente.

O documento também prevê parcerias, treinamento de profissionais brasileiros da área de animação por técnicos canadenses, coprodução de filme de curta-metragem de animação de última geração, compartilhamento de conhecimento e tecnologia na área de cinema digital, instalação de redes alternativas para distribuição digital em regiões remotas do Brasil e do Canadá e a realização de uma conferência sobre cinema digital.

Integração Audiovisual entre Brasil e Canadá

O Programa de Cooperação entre Brasil e Canadá, uma vez renovado, será válido para os próximos três anos. Seis meses antes do término da validade do Programa, o NFB e a SAv/MinC se reunirão para avaliar a oportunidade de se renovar a parceria.

Em seu discurso durante a assinatura do protocolo, o secretário Silvio Da-Rin lembrou a importância do National Film Board do Canadá para a formação dos profissionais ligados às atividades audiovisuais no Brasil, principalmente na área de animação. Destacou que a renovação dessa parceria possui uma forte dimensão social e uma ambição formal, pois pretende alcançar a excelência em suas ações conjuntas.

Da-Rin reiterou que o acordo, voltado para a pesquisa e mistura de talentos, resultará em projetos inovadores, sempre com o objetivo de atingir quem vive nas pequenas comunidades das regiões remotas do Brasil e do Canadá e que ainda não contam com salas de cinema.

Leia o protocolo.