Os primeiros Encontros de Cinema dos Sertões teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante as oficinas de audiovisual realizadas em cidades do interior do estado do Piauí, entre setembro 2006 e dezembro de 2008, nas cidades de Redenção do Gurgueia/PI, Picos/PI e São Raimundo Nonato/PI, oferecidas para comunidade em geral e participantes de Pontos de Cultura, programa implantado em 2004 pela Secretaria de Cidadania Cultural – SCC, para fomentar e difundir a cultura brasileira. O entusiasmo da comunidade artística e dos moradores fez com que todos se engajassem num movimento com o objetivo de transformar a iniciativa num evento de caráter oficial. Foi assim que o ESCALET Produções Cinematográficas saiu em defesa dessa idéia e a tornou uma realidade.
A realização do 4º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões vem fortalecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, projetando principalmente as produções produzidas a partir de projetos sociais e Pontos de Cultura. Em sua programação haverá atividades diversificadas, desde a exibição de longa e curta-metragem ficção e documentário, oficinas, palestras e workshop.
O encontro acontecerá entre os dias 01 a 12 de dezembro de 2009 e terá Floriano/PI como cidade sede do evento, dando oportunidade a mais oitenta Pontos de Cultura do Brasil exibirem suas produções, o público estimado é de vinte mil espectadores, entre comunidade e artistas. O Encontro abre novas portas para o cinema brasileiro, tornando-se definitivamente o maior Encontro de Cinema para artistas veteranos e principalmente os estreantes.
O evento, em sua quarta edição, conta com o apoio da PETROBRAS, Ministério da Cultura e Governos Estadual e Federal. Como realizadores o Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e Escalet Produções Cinematográficas.