Encerrada em novembro, a exposição Galáxia(s) do Cinema – Máquinas, Engrenagens, Movimentos ou This strange little thing called love trouxe ao MAM diversos equipamentos históricos, peças raras e cartazes para mostrar o papel da tecnologia no fazer cinema. A visita guiada pelo curador Hernani Heffner narrou a história do cinema através desse prisma, demonstrando o funcionamento de diversas máquinas utilizadas nos setores de criação cinematográfica (montagem, fotografia, som, projeção, laboratório).
A transcrição dessa visita agora está disponível a todos os interessados em saber um pouco mais sobre o assunto aqui no site do CTAv. Nela é possível, inclusive, conhecer melhor alguns equipamentos do órgão emprestados em apoio à Mostra, tal como a câmera 35 mm, câmera 16 mm, carrinho tipo travelling, refletores, mesa de som e até um protótipo, que consiste em uma base em forma de câmera montada sobre tripé, com monitor interno e micro computador que exibe trechos de filmes antigos que mostram a cidade do Rio de Janeiro.
Sobre o curador, Hernani é professor de cinema e atua na área há mais de 30 anos, com importante trabalho em preservação, coordenando os trabalhos de restauração de filmes da Cinédia, como “Ébriom”, “Alô! Alô! Carnaval!” e “Bonequinha de Seda”.
Leia a transcrição completa aqui.
Abaixo, algumas fotos da exposição:
-
Crédito: Drika de Oliveira
-
Apoio a Mostras e Festivais/ Crédito: Drika de Oliveira
-
Crédito: Drika de Oliveira
-
Crédito: Drika de Oliveira
-
Crédito: Drika de Oliveira
-
Apoio a Mostras e Festivais/Crédito: Drika de Oliveira
-
Crédito: Drika de Oliveira
-
Crédito: Drika de Oliveira
-
Crédito: Drika de Oliveira
:
Créditos: Explanação da visita guiada: Hernani Heffner/ Transcrição e Fotos: Drika Moraes