O filme Salve Geral, do diretor Sérgio Rezende, foi escolhido para representar o Brasil na disputa a uma indicação ao 82ª Premiação Anual promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences, o Oscar 2010. Salve Geral concorrerá com produções de mais de 95 países à indicação final.

O anúncio foi feita na manhã desta sexta-feira, dia 18 de setembro, pelo secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin, durante entrevista coletiva à imprensa, no Rio de Janeiro.  

Sinopse

Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa.

Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

Ano de lançamento (Brasil) : 2009

Direção: Sérgio Rezende  

Atores: Andréa Beltrão, Denise Weinberg , Lee Thalor , Eucir de Souza , Kiko Mascarenhas

Duração: 2h

O Diretor

Um dos mais destacados cineastas brasileiros em atividade, o carioca Sergio Rezende é autor de obras importantes, dentre as quais se destacam filmes como “GUERRA DE CANUDOS” (1997), exibido no Festival de Berlim, e se tornou um fenômeno de bilheteria em 1997;  “‘MAUÁ, O IMPERADOR E O REI” (1999) que ganhou o Prêmio Garça de Ouro do Festival Hispânico de Miami ,tendo sido exibido em diversos outros Festivais;  “LAMARCA” (1994) projetado em Toulouse, Trieste, Hong Kong, Shanghai, Istambul, Porto Rico, Havana, com aplausos da crítica especializada ; “O HOMEM DA CAPA PRETA” com 1 milhão de espectadores em salas de cinema,  num marco de produção e direção ;`(1986). ZUZU ANGEL (2006), ganhador do prêmio de melhor atriz para Patrícia Pillar e melhor filme no Festival de Cinema Brasileiro em Paris.

Contatos do diretor: (21) 2537-7383 ou  toscana.audiovisual@terra.com.br