No dia 24 de outubro tem início a 28ª edição do Festival Curta Cinema – Festival Internacional de Curta Metragem do Rio de Janeiro. O evento, que vai até 31/10, é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras de curta-metragem, tendo caráter competitivo e informativo. Esse ano, exibe cerca de 200 filmes, nacionais e internacionais, que traçam um amplo panorama da atual produção audiovisual em curta metragem.

As obras estão divididas na Competição Internacional, Competição Nacional, Panoramas Latino-Americano e Carioca e Programas Especiais que, juntamente com workshops, palestras e debates, compõem a programação de 2018. Como nas edições anteriores, os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional são qualificados pelos festival a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

A França ganha destaque nessa edição, foram selecionados ao todo 10 títulos de produção e coprodução francesa – Chien Bleu, de Fanny Liatard e Jeremy TrouilhL’étrange Histoire de Prince Dethmer, deHadrien La Vapeur e Corto Vaclav; Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, de Eugène Green, coprodução entre Portugal e França;Guaxuma, da brasileira Nara NormandeLa Bouche, de Camilo RestrepoCelui que brûle, de Slimane BouniaHerculanum, deArthur CahnBelle à croquer, de Axel Courtière; e Chahine, deYoucef Khemane. Além disso, haverá a uma sessão especial com a presença de Anaïs Colpin, para apresentar a experiência do “Manifest”, um trabalho colaborativo entre produtores franceses para a promoção e difusão do curta-metragem na França e no mundo.

O CTAv apoia o festival Curta Cinema, concedendo o Prêmio CTAv ao melhor projeto nacional e ao melhor projeto carioca, além de participar da seleção dos integrantes do Júri Jovem.

Saiba mais em Curta Cinema.