O Edital do Concurso de Apoio ao Desenvolvimento de Roteiros Cinematográficos, Inéditos, de Longa Metragem, do Gênero Ficção 2009, promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), vai premiar no valor de R$ 50 mil os dez melhores projetos escolhidos nesta terça-feira, 15 de setembro, pela Comissão Julgadora.
Desse total, oito roteiristas são estreantes, ou seja, nunca tiveram a oportunidade de produzir e veicular um roteiro de longa-metragem de ficção na televisão e/ou cinema. Com o objetivo de estimular novos talentos em todo o país, o edital teve 891 inscritos, dos quais 56 eram não estreantes. Os estreantes somaram 835 inscritos, ou seja, 93,7% do total.
Os vencedores são: A Batalha do Bosque, de Antonio Carlos da Fontoura; Amor, de André Alexander Alves de Morais; Devolva-me, de Pilar Fazito de Almeida; Rezende Equatorial, de Camilo Santos Cavalcante; Gangues da Periferia, de Angela Nelly dos Santos Gomes; Maria 12 Homens na Independência da Bahia, de Gabriela Barreto Figueiredo; Memorandum, de Rodrigo Gomes Ferrari Cesar; Os Ratos, de Renato José Pinto da Cunha; Rossellini Amou a Pensão de Dona Bombom, de Paulo Mauricio Germany Caldas; e Voltando Para Casa, de Gustavo Rosa de Moura.
Os suplentes escolhidos, por ordem de classificação, são: Alice, de Camila Gonzatto da Silva; Mr. Samba, de Marcos de Souza França Filho; Maresia, de Sandra Kogut; Mão Suja de Tinta Fresca, de Eliane Coster; Filhos da Fortuna, de Waleriano Gurjão Duarte; Desaparecidos no Silêncio, de Luiscipriano José Wielewski; Diversão, de Alexandre Basso; A Primeira Lei, de Thiago Daher de Melo; Melodrama, de Marcos Antonio Lazarini; e ZYS-4, de Hélcio de Castro Laranjo.
Os projetos vencedores são da Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pará e Bahia. Dos dez suplentes, nove são estreantes, oriundos do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Distrito Federal.