Inaugurado no dia 2 de abril pelo Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e pelo Secretário do Audiovisual, João Batista da Silva, o Núcleo de Produção Digital Equinócio – NPD começa a oferecer atividades nesta segunda quinzena do mês, tendo o CTAv como parceiro em sua missão de formação. O espaço, voltado especialmente aos produtores locais, possui como foco a produção e difusão de conteúdo audiovisual e está em consonância com a campanha de governo “Cultura Gera Futuro”, que mostra a economia criativa como agente integrador, multiplicador e gerador de renda nas diversas regiões do país.
A programação começa no dia 22, com a cerimônia de abertura do Seminário “As políticas da SAV/CTAV e ANCINE para o desenvolvimento do audiovisual”, seguida da assinatura do termo de cooperação técnica com os parceiros do NPD e posse do Comitê Gestor e técnicos que irão trabalhar no Núcleo. Até o dia 25 de abril, o evento continua com uma intensa agenda, que reúne agentes do governo e outras instituições, a fim de definir as próximas políticas para o audiovisual do Amapá.
Dentro desse escopo, serão realizadas duas palestras no dia 24: a primeira com a Coordenadora de Políticas de Fomento da Agência Nacional de Cinema, Louise Vitorino, que versa sobre “As novas regras do FSA e os editais” e a segunda com a Coordenadora Geral do CTAv, Daniela Pfeiffer, que aborda “As políticas de capacitação da SAv/CTAv para o desenvolvimento do audiovisual”, ambos temas atuais e úteis aos realizadores e agentes culturais do Amapá, que poderão aplicar o conhecimento adquirido para utilizar os mecanismos de fomento em projetos do estado.
Destaca-se que, além dessa participação, o CTAv também cumprirá um papel ativo na capacitações técnicas do Núcleo. Com três ilhas de edição e equipamentos de ponta de filmagem, o NPD vem com a missão de instrumentalizar a região para atuar no segmento audiovisual, tanto em matéria de infraestrutura, quanto em conhecimento técnico. Dessa forma, o CTAv ministrará duas oficinas inaugurais: A de Fotografia, por Hamilton Alves, que acontece de 14 a 18 de maio, e a de Fundamentos de Som para Audiovisual, com Edwaldo Mayrinck, a ser realizada de 21 a 25 do mesmo mês. A estimativa é de oferecer 50 vagas, sendo 25 para cada assunto.
“Estamos muito felizes de participar do início das operações do Núcleo de Produção Digital Amapá Equinócio.”, diz a Coordenadora Geral do CTAv, Daniela Pfeiffer, que embarca dia 22 para dar início à agenda institucional no Amapá. “Ao promover seminários e oficinas técnicas in loco, o CTAv cumpre a sua vocação de levar capacitação a diferentes regiões do país, estimulando o desenvolvimento da produção nessas regiões, e contribuindo para o fortalecimento das cadeias produtivas. A partir do acesso a equipamentos e conhecimentos técnicos, novos talentos serão inseridos no mercado audiovisual, em um movimento de geração de emprego e renda. As políticas públicas federais têm direcionado um volume alto de recursos para a produção audiovisual nos últimos anos, e agora é chegado o momento de investir em capacitação e levar a indústria audiovisual a um novo patamar.”
Núcleos de Produção Digital (NPDs)
Criados pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual (SAv), no âmbito do Programa Olhar Brasil, os Núcleos de Produção Digital (NPDs) são espaços democráticos, gratuitos e acessíveis a todas as classes da sociedade, voltados para a produção e difusão do conteúdo audiovisual brasileiro, com estrutura humana, física, tecnológica e metodológica. A ação tem o objetivo de formar e consolidar parcerias com os estados para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do país.