Foi lançado hoje o projeto CTAv de Portas Abertas com a visita da turma de Preservação Audiovisual das Faculdades Integrada Helio Alonso. Os alunos deram início ao tour na cabine de projeção, assistindo ao vídeo institucional que conta a história do CTAv. Em seguida, conheceram um a um os espaços que abrigam os setores do CTAv, entendendo mais sobre o seu funcionamento: Sala de animação, estúdios de mixagem, edição e gravação, sala de acervo e prédio da reserva técnica, locais especiais onde o cinema ganha vida, forma e continuidade.

No final da visita, como não podia faltar, tiveram a explicação de como acessar os serviços gratuitos oferecidos aqui, tais como empréstimo de equipamentos e mixagem. Os alunos deixaram o CTAv sabendo das várias possibilidades disponíveis para incentivar a produção audiovisual nacional, em especial aquelas direcionadas ao realizador independente.

A professora Joice Scavone, que acompanhou a turma, gostou do projeto e planeja voltar. “É um prazer a oportunidade de visitar o CTAv, porque os alunos do cinema e audiovisual(…) passarem por essa história do cinema, tanto nos materiais fílmicos preservados no acervo quanto nas tecnologias preservadas pelos funcionários que acompanharam essa história do INC ao INCE e, finalmente, o Ctav, com toda a iniciativa tanto de animação tanto de som em alta tecnologia, é a melhor forma desses alunos que estão ingressando na área do audiovisual terem contato com toda essa história do cinema brasileiro.”

Sobre o CTAv de Portas Abertas: 

Projeto que recebe faculdades, cursos e instituições para participar de visitas guiadas no CTAv. É uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre os processos envolvidos no fazer cinema, numa viagem desde a época analógica até a chegada do digital. As visitas podem ser adaptadas conforme o interesse do grupo, com atividades complementares, tais como acompanhar uma mixagem ao vivo ou presenciar um teste de equipamento.

Se interessou? Para agendar uma visita, acesse o link : http://ctav.gov.br/2018/03/05/ctav-de-portas-abertas/