s inscrições para o 9° DocBuenos Aires foram prorrogadas até 14 de agosto. Até essa data, produtores latino-americanos independentes poderão inscrever documentários e projetos de documentários para participar do Fórum DocBsAs e da Mostra Internacional.
Fórum DocBsAs
O Fórum de Produção Documentária (DocBsAs 2009) será realizado em Buenos Aires na segunda quinzena de novembro deste ano. As datas definitivas serão anunciadas, em breve, no site www.docbsas.com.ar.
Documentaristas brasileiros devem enviar seus projetos, em formato de PDF, até 14 de agosto, para a Coordenação Geral de Atividades Audiovisuais no Exterior da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) nos seguintes endereços: docbsas@docbsas.com.ar e sav.internacional@cultura.gov.br – mencionando o título ‘9º DocBsAs’ no campo Assunto.
Uma comissão interna da SAv/MinC selecionará dez projetos e, posteriormente, o júri do DocBsAs escolherá dois projetos para participarem de uma oficina de aperfeiçoamento e capacitação.
O Fórum Doc Buenos Aires é um dos espaços mais importantes para o documentário da América Latina, pois oferece a oportunidade do documentarista ter o seu projeto discutido e avaliado por especialistas da área. Os projetos vencedores receberão apoio ao desenvolvimento por meio de prêmios que são oferecidos em cada edição do Fórum.
Mostra DocBsAs
A Mostra DocBsAs – que acontece de 15 a 25 de outubro em Buenos Aires – é o espaço onde serão vistas e discutidas as melhores produções nacionais e internacionais do cinema documentário criativo. O objetivo é fazer com que o público entre em contato com as novas tendências e as distintas formas de escrita documentária, bem como com a obra de realizadores já consagrados. A mostra não é competitiva e não outorga prêmios aos filmes apresentados.
Deverão ser inscritos documentários prontos, que devem ser inéditos em Buenos Aires e terem sido realizados entre 2008 e 2009. As inscrições podem ser feitas nos seguintes endereços: www.docbsas.com.ar/muestra-inscripcion.htm ou docbsas@docbsas.com.ar.
Uma vez selecionado o filme que representará o Brasil, este será exibido na mostra para um público atento às novas tendências e às produções de qualidade. A Secretaria do Audiovisual oferece o Prêmio Mercosul para o melhor documentário experimental oriundo dos países do bloco, no valor de € 2 mil.