A cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, será palco do lançamento do edital Microprojetos Mais Cultura no estado de Minas Gerais, que destinará mais de R$ 937 mil para financiar projetos culturais nos 86 municípios do semiárido mineiro. A ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

A cerimônia acontece na próxima terça-feira, 23 de junho, às 15h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a participação do secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant; do gerente de Articulação Nacional e secretário substituto da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC), Fred Maia; da chefe da Representação Regional do MinC em Minas Gerais, Aída Ferrari; da representante da Funarte em Minas, Miriam Lott; do representante da Funarte Nordeste, Jorge Clésio; do gerente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Henilton Menezes; além de autoridades locais. No evento, haverá apresentação do coral da cidade, Ouro de Minas.

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem beneficiadas deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou beneficiários residentes na região.

“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções”, destaca a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles. “Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e o Banco do Nordeste, estamos democratizando não só o acesso a crédito para apoiar múltiplas expressões culturais do semiárido, como promovendo acesso dos jovens e da população aos bens e serviços culturais”, ressalta a secretária.

O secretário de Cultura Paulo Brant destaca a parceria com o Ministério da Cultura. “Com os Microprojetos Mais Cultura, mais uma promissora parceria com o MinC, a expectativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, é incentivar a realização de atividades socioculturais de baixo custo, através de seleção pública de projetos numa região que demanda muita atenção por parte do Estado. A ideia maior é promover a difusão, valorização e o fortalecimento da cultura local como fator de transformação social de jovens inseridos num contexto de vulnerabilidade social”.

Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.

Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Inscrições
– Os interessados em concorrer aos recursos do edital devem se inscrever de 23 de junho a 7 de agosto de 2009. As inscrições serão realizadas mediante entrega da proposta na sede da Secretaria de Estado de Cultura, na Superintendência de Interiorização (Praça da Liberdade, 317, Funcionários – Belo Horizonte/MG – CEP 30140-010), de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 10h às 17h, ou enviadas pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), contendo as informações solicitadas no edital.

Para tirar dúvidas ou saber mais sobre as oficinas de capacitação que serão realizadas, os interessados deverão entrar em contato com a Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em dias úteis, das 9h às 13h e das 14h às 17h pelo telefone (31) 3269-1079 ou pelo e-mail microprojeto@cultura.mg.gov.br.

O edital com demais detalhes estará disponível no www2.cultura.mg.gov.br, a partir do dia 23 de junho.

Municípios do semiárido mineiro – Águas Vermelhas, Almenara, Araçuaí, Bandeira, Berilo, Berizal, Bonito de Minas, Cachoeira do Pajaú, Capitão Enéas, Caraí, Catuti, Chapada do Norte, Comercinho, Cônego Marinho, Coronel Murta, Cristália, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Divisópolis, Espinosa, Felisburgo, Francisco Badaró, Francisco Sá, Fruta de Leite, Gameleiras, Grão Mogol, Ibiracatu, Indaiabira, Itacambira, Itacarambi, Itinga, Itaobim, Jacinto, Jaíba, Janaúba, Januária, Japonvar, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Joaíma, José Gonçalves de Minas, Josenópolis, Jordânia, Juvenilia, Lontra, Mamonas, Manga, Mata Verde, Matias Cardoso, Mato Verde, Medina, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Monte Formoso, Montezuma, Novo Cruzeiro, Ninheira, Nova Porteirinha, Novorizonte, Padre Carvalho, Padre Paraíso, Pai Pedro, Patis, Pedra Azul, Pedras de Maria da Cruz, Ponto dos Volantes, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Rubim, Salinas, Salto da Divisa, Santo Antonio do Retiro, Santa Cruz de Salinas, Santa Maria do Salto, São João das Missões, São João da Ponte, São João do Paraíso, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Vargem Gde.do Rio Pardo, Varzelândia, Verdelândia e Virgem da Lapa.

Informações: (61) 3316-2360 na Assessoria de Comunicação do Programa Mais Cultura ou no site mais.cultura.gov.br; (31) 3269-1055/1084, na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais ou no site www2.cultura.mg.gov.br.