O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através de seu Departamento Cultural, convida cineastas brasileiros para participar do Concurso Olímpico de Curtas 2009, o Short Film Contest. O torneio internacional de curtas-metragens é uma realização do Museu do Comitê Olímpico Internacional (COI), que patrocinará dois cineastas brasileiros escolhidos para concorrer contra diretores da China, Espanha e Suíça.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio no site do COB (www.cob.org.br/). Virtualmente, os cineastas terão acesso a uma ficha de inscrição e ao regulamento da disputa. Maiores informações através do telefone (21) 3806-2314.

Além da inscrição, os cineastas devem enviar até duas produções autorais feitas anteriormente (com tema livre e com qualquer duração) para o COB. Estes filmes serão recebidos e analisados por um júri formado por Fernando Meirelles, Murilo Salles, Patrick Morais e um integrante do COB, que apontará os dois selecionados que irão representar o Brasil nesta disputa.

Depois de selecionados, os representantes brasileiros desenvolverão obras sobre o Olimpismo (com temas estipulados pelo COI) na segunda etapa do concurso. Nessa etapa, o Brasil concorrerá com filmes enviados pelo Museu Olímpico da China, Museu Olímpico de Barcelona e o próprio Museu Olímpico do COI, na Suíça. Na Fase Final, as filmagens serão realizadas diretamente de Lausanne, Suiça, com despesas pagas.

Além do prêmio em dinheiro, CHF$ 7.500,00 (Francos Suíços) para o primeiro colocado, os vencedores terão seus filmes exibidos no Congresso do COI, que acontecerá em outubro de 2009, na Dinamarca. Neste mesmo congresso será conhecida a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Short Film Contest representa uma ótima oportunidade para que jovens revelações da sétima arte possam mostrar, mais uma vez, que o talento brasileiro se faz presente nas mais diversas áreas de atuação.

Divulgação COB