49 Festival de BrasíliaDe 20 a 27 de setembro acontece a 49ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A abertura do festival é marcada pela exibição de Cinema Novo, longa de Eryk Rocha sobre o movimento que alavancou diretores como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues. O filme mistura imagens de arquivo e de acervos particulares dos próprios cineastas com depoimentos. A sessão é só para convidados e acontece no dia 20, às 20h30, no Cine Brasília.

A comissão informou que, neste ano, foram selecionados 12 curtas e médias-metragens e 9 longas para participar das mostras competitivas. Embora não fosse uma condição pré-estipulada, a curadoria do evento constatou que a seleção englobou realizadores e produções provindos de todas as regiões do Brasil, o que permite a visualização de um panorama bem amplo das paisagens nacionais pelo público. Também estão programadas mostras paralelas, sessões especiais e debates com os realizadores, tais com a mostra A Política no Mundo e o Mundo da Política e a mostra Cinema Agora!.

Já o encerramento, que acontece na noite do dia 27 de setembro, conta com a exibição de Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira. Vencedor em 1996 do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o filme foi um divisor de águas no cinema pernambucano, que marcou a retomada da atividade cinematográfica no estado após 20 anos de estagnação.

O 49º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO é presidido pelo Secretário de Cultura Guilherme Reis, com coordenação geral de Sérgio Fidalgo (Coordenador de Audiovisual), tendo Graça Coutinho como coordenadora adjunta. Além do curador, integram a comissão de organização do Festival, o crítico e professor de cinema, Sérgio Moriconi e a professora de cinema da UnB, Tânia Montoro.

Para saber mais informações, acesse o site.