Mulheres Filmmakers e do Audiovisual é um grupo idealizado pela jornalista e cineasta Patricia Bernal, que após passar dois anos se dedicando à produção cinematográfica e audiovisual na Irlanda iniciou pesquisas sobre o cenário feminino no cinema brasileiro.
O grupo, que atua virtualmente através do Facebook, conta hoje com quase quinhentos membros. O espaço tem como objetivo difundir e incentivar a participação da mulher no setor do audiovisual que, ainda hoje, é minoria no mercado. O projeto visa o debate sobre machismo na profissão, as diversas formas de atuação no meio, entre várias outras questões importantes sobre o tema.
O Encontro Mulheres Filmmakers e do Audiovisual acontece no dia 30 de julho, no Cubo Coworking, Vila Olímpia, São Paulo. A programação inclui palestras, um bate-papo com a cineasta e diretora do filme Amores Urbanos, Vera Egito e uma homenagem à primeira mulher cineasta, Alice Guy Blaché. A entrada é gratuita mediante inscrição online. Para saber a programação completa e como se inscrever, acesse o site.