FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema é uma celebração única do novo cinema e novos cineastas. O festival irá celebrar a sua 12ª edição em 2016, entre os dias 20 e 27 de Junho, em Espinho, Portugal. Para a sua próxima edição, o FEST irá trazer à sua audiência alguns dos melhores filmes feitos por realizadores brasileiros em ascensão.
Em exibição no FEST, e pela primeira vez em Portugal, “Considerações sobre Fumaça e Musgo” (2015), é um curta-metragem de ficção realizado por Artur Miranda que irá competir pelo Lince de Prata para melhor Curta-Metragem de Ficção. O projeto do realizador faz parte da seleção oficial de 2016 do Cluj Shorts – International Short Film Festival e do Short Film Corner no Festival de Cannes (2016).
Também a ter a sua premiere portuguesa no FEST, o documentário de curta-metragem “Lobo” (Thiago Busse, 2016) a competir pelo Lince de Prata para melhor Curta-Metragem de Documentário.
Em adição às exibições, o FEST inclui um Pitching Fórum, no qual os participantes têm a oportunidade de apresentar os seus projetos de curtas-metragens, longas-metragens, séries de TV ou documentários a um painel de experts, produtores e investidores que procuram novos investimentos. Este ano, os 31 projetos selecionados incluem 2 desenvolvidos por cineastas brasileiros – o projeto de um curta-metragem, “Selvagem”, desenvolvido por Victoria Visco Mendonça e, o projeto de um documentário “Godless – The Thruth Beyond Belief”, desenvolvido por Micael Langer.
O festival é único, uma vez que também inclui o FEST – Training Ground, um fórum educacional que propõe uma série de workshops e master classes conduzidas por experts da indústria do cinema. Entre os convidados da edição deste ano estão Gemma Jackson – designer de produção vencedora de Emmy, “Game of Thrones”, “Finding Neverland”; Bela Tarr, realizador hungaro de “Satantango” e “A Turin Horse” e Mark Sanger, editor vencedor de Oscar por “Gravity”.
Estes e outros eventos paralelos juntam os melhores profissionais estabelecidos e jovens cineastas que estão a começar a marcar o seu caminho na indústria, criando o contexto ideal para troca de ideias e colaborações efervescentes.Mais informações no site oficial do festival.
Fonte: Assessoria de Imprensa do FEST