Desde 1991, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema apresenta filmes que propagam a sensibilidade e o valor do produto cinematográfico brasileiro e ibero-americano. Além da exibição de filmes, o festival abre espaço para debates, encontros de realizadores e produtores, palestras e seminários internacionais, atividades estas que visam o estimular e promover o conhecimento e educação através do audiovisual.

A cada ano o festival presta homenagem a um país ibero-americano, tendo a organização escolhido em 2016 o México para ter sua cinematografia em destaque na edição. Assim, com exibições de filmes de diretores como Arturo Ripstein, Luís Buñuel , Carlos Reygadas e Amat Escalante, o público terá a chance de conhecer a história do cinema mexicano que atualmente ocupa grande notoriedade no universo cinematográfico.

A programação conta com 14 curtas-metragens, entre eles, Abissal, de Arthur Leite, A Festa e Os Cães, de Leonardo Mouramateus e Carruagem Rajante, de Jorge Polo e Lívia de Paiva, e 8 longas-metragens entre eles, Clever, de Federico Borgia, Casa Blanca, de Aleksandra Maciuszek, Sasipuedes, de Ricardo Aguilar e Manolito Rodríguez. Os longas premiados receberem o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Já na competição de curtas, serão premiados os filmes nas categorias de Melhor Curta-Metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense.

O Cine Ceará acontece entre os dias 16 e 22 de junho, em Fortaleza. A entrada é franca.

Para maiores informações sobre filmes e horários, acesse o site oficial do festival.