Estão abertas até o dia 2 de maio as inscrições para o Festival Visões Periféricas de 2016. O festival é conhecido por articular audiovisual, educação e tecnologia para ampliar o universo de expressão e percepção estética das periferias brasileiras, exibindo os filmes em diversas favelas cariocas. Este ano, os proponentes podem candidatar suas obras para participar das seguintes mostras:
-Visorama : filmes de até 30 minutos produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual.
-Fronteiras Imaginárias: Filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual.
-Tudo junto e misturado: filmes de até 5 minutos produzidos por qualquer realizador, através de dispositivos móveis. São aceitos vídeos no formato remixagem, mashup e videoclipe. Os filmes dessa mostra serão exibidos e votados no site do festival.
-Panorâmica: filmes com duração de pelo menos 40 minutos.
Todos os filmes devem ter sido produzidos a partir de 2015, é permitida a inscrição de até 5 ( cinco) obras por proponente e não há limitação quanto ao gênero. A lista de selecionados será divulgada pela Comissão de Organização no mês de junho de 2016 no site do festival. O regulamento e a ficha do filme podem ser encontrados aqui.
A décima edição do Visão Periféricas acontece entre os dias 6 e 11 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. Além das mostras competitivas, o festival realiza também as mostras informativas Panorâmica, Lugar Incomum e Singular Periferia.
Mais informações, acesse o site oficial do Visões Periféricas.