O ator Lázaro Ramos esteve na manhã desta segunda-feira, 6 de abril, no Ministério da Cultura, em Brasília, para apresentar o projeto Ler é Poder, que desenvolve desde novembro de 2007, em Salvador. O objetivo do encontro foi estabelecer uma parceria entre o projeto idealizado pelo ator e o Mais Cultura, a partir das ações de incentivo ao livro e à leitura que o Programa já desenvolve no país, como ampliação e modernização de bibliotecas públicas e os Pontos de Leitura.
O encontro contou com a participação da secretária de Articulação Institucional e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, do presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, e do coordenador de Articulação Federativa do Mais Cultura, Fabiano dos Santos.
O Ler é Poder organiza bibliotecas comunitárias em bairros carentes de Salvador, a fim de promover o incentivo à leitura numa perspectiva de transformação e desenvolvimento da capacidade crítica e criativa, do resgate da cidadania, do desenvolvimento da auto-estima e da integração social de crianças, jovens e adultos.
Segundo Lázaro Ramos, já foram implantados cinco Centros de Leitura em diferentes bairros da capital baiana. “Neles são desenvolvidas atividades que estimulam a leitura, promovemos o lançamento de livros de autores oriundos de áreas na periferia”, exemplifica o ator. Outras atividades acontecem no local, como empréstimo de livros, rodas de leitura, encontro de personalidades do meio artístico e/ou cultural com a comunidade, encontro com escritores, oficinas de leitura, de criação literária, etc.
Ficou definido que outros encontros acontecerão, como uma visita à cidade natal do ator, Ilha de Pati, para verificar possibilidade de instalar lá um Espaço Mais Cultura, ação que reúne em um mesmo local várias iniciativas desenvolvidas pelo Programa. “Esses espaços são pensados para atrair jovens, famílias, e promover a integração de diferentes grupos sociais”, informa Silvana Meireles.
A coordenadora executiva do Programa concluiu que “o projeto de Lázaro Ramos está afinado com os princípios do Mais Cultura, que é dar acesso à população oriunda das classes C, D e E. Seu projeto vai além do estímulo à leitura e, portanto, essa iniciativa deve ser ampliada”.
Lázaro Ramos comemorou o interesse do Governo Federal pela iniciativa. “É muito bom poder ter o olho do Ministério da Cultura reconhecendo e incentivando iniciativas de pessoas físicas, como é a nossa”, disse ele.
Outras informações: (61) 3316-2360.
Saiba mais sobre o Programa Mais Cultura.
(Fonte: Assessoria de Imprensa do Programa Mais Cultura, SAI/MinC)