Começa nesta terça-feira (15) e vai até 22 de setembro, no Cine Brasília, a 48ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O evento será aberto oficialmente com a exibição de Um Filme de Cinema, de 2015, mais recente produção de Walter Carvalho. A escolha de Walter Carvalho no filme de abertura é também uma homenagem ao irmão Vladimir Carvalho, um dos maiores documentaristas brasileiros, que completou 80 anos de idade em 2015.
O longa-metragem discute o cinema por meio de depoimentos de grandes nomes do cinema e de jovens realizadores de várias partes do mundo – do polonês Andrzej Wadja ao jovem húngaro Benedek Fliegauf, incluindo brasileiros como Júlio Bressane e Ruy Guerra.
Serão exibidos seis longas e 12 curtas e médias-metragens de todos os gêneros, escolhidos dentre um número expressivo de inscritos: 130 longas-metragens, 221 médias e 237 curtas-metragens de vários estados. O valor total dos prêmios é de R$ 340 mil. Aos 18 filmes selecionados somam-se outros 18, que competem pelo Troféu Câmara Legislativa (com um total de R$ 200 mil em prêmios) e que foram escolhidos dentre 81 produções do Distrito Federal inscritas para a Mostra Brasília.
As sessões das mostras competitivas (às 20h30) e da Mostra Brasília (17h) serão realizadas sempre no Cine Brasília. No dia seguinte à exibição oficial, os filmes poderão ser vistos na sala 4 do Cine Cultura Liberty Mall, em sessões que começam às 14h30.
Para a cerimônia de encerramento, antes da entrega dos prêmios será exibido Até que a casa caia, novo longa-metragem do diretor Mauro Giuntini, que reúne grandes atores de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Mais informações: http://www.festbrasilia.com.br
Fonte: Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura