Até dia 26 de junho de 2015 estão abertas as inscrições para participar da mostra competitiva da 1ª edição do festival Arquivo em Cartaz.

Para ser inscrito, o filme precisa ser composto de, no mínimo, 30% de material de arquivo de acervos público e /ou privados – imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos e outros – e ter sido finalizado entre 2012 e 2015. São aceitos filmes de curta, média e longa-metragem, com temática livre e realizados em quaisquer formatos. Filmes estrangeiros também podem participar, desde que possuam legenda em português.

A lista de seleção será divulgada no site do Arquivo em Cartaz no dia 24 de agosto de 2015. As produções selecionadas concorrem ao Prêmio Batoque em 9 diferentes categorias.

Destaca-se também na programação a realização da Oficina  de Criação de Filmes ministrada pelo cineasta Joel Pizzini – Lanterna Mágica, que acontece de 11 a 22 de maio e traz a possibilidade dos alunos criarem filmes utilizando imagens de arquivo e, ao mesmo tempo, aprenderem sobre pesquisa e edição audiovisual. Também serão oferecidas, entre 21 e 25 de setembro, três oficinas técnicas de conservação de documentos audiovisuais, sendo elas Películas Cinematográficas, Documentos Fotográficos e Documentos de Imagem e Som Magnéticos. Ressalva-se que todas as oficinas são gratuitas, mas para as oficinas de conservação é necessário se inscrever previamente, entre 1º de junho e 3 de agosto.

O festival Arquivo Nacional é voltado para a difusão e preservação de acervos cinematográficos e, além da mostra competitiva e das oficinas mencionadas, traz em sua programação debates, pré-estreias, exibição de filmes raros e mostras itinerantes.

Para mais informações confira o regulamento ou acesse a inscrição através do Arquivo em Cartaz.

SERVIÇO

ARQUIVO NACIONAL 
Praça da República, 173 – Centro
Rio de Janeiro, RJ – Brasil – 20211-350