O É Tudo Verdade 2009 – 14º Festival Internacional de Documentários ocorre de 25 de março a 5 de abril em São Paulo; de 26 de março a 5 de abril no Rio de Janeiro; e de 13 a 26 de abril em Brasília. Doze documentários brasileiros inéditos, entre longas, médias e curtas-metragens, e títulos internacionais premiados nos principais eventos do mundo, como Sundance e Berlim, são os destaques da nova safra não-ficcional selecionada para o evento.

Sete documentários nacionais, inéditos, foram selecionados para a competição de médias/longas- metragens, concorrendo ao Prêmio CPFL/É Tudo Verdade de R$ 100.000,00, entre eles Garapa, de José Padilha e Moscou, de Eduardo Coutinho. A sessão de abertura carioca fica por conta da estréia da atriz Maria Ribeiro como diretora, no filme Domingos que narra a vida e obra do diretor, roteirista, ator e dramaturgo, Domingos de Oliveira, conhecido por suas peças de teatro e filmes como o clássico Todas as mulheres do mundo e o mais recente Juventude.

Outro destaque do Festival é a exibição da cópia restaurada do documentário Ôrí (1989), de Raquel Gerber. O filme participa da vida e organização dos Movimentos Negros e foi filmado no Brasil e na África. Ôri, sginifica “cabeça” em língua Yorubá.

Para acompanhar tudo o que acontece no É tudo verdade visite o site.