No ano de 2013, o Prêmio Adicional de Renda abre inscrições até o dia 20 de maio para novos projetos. Serão disponibilizados 8 milhões de reais em recursos que contemplarão empresas brasileiras dos segmentos de produção, distribuição e exibição de longas-metragens.
O Prêmio Adicional de Renda – PAR é uma das iniciativas de fomento promovidas pela Agência Nacional de Cinema – ANCINE, e tem como o objetivo incentivar a integração entre o cinema brasileiro e o público. Lançado em 2005, premia com recursos financeiros empresas brasileiras dos segmentos de produção, exibição e distribuição de longas-metragens de caráter independente, baseando-se no desempenho destas empresas no mercado cinematográfico nacional.
Os recursos recebidos pelas empresas devem ser utilizados em projetos originais de acordo com a categoria contemplada. Na categoria produção incluem-se desenvolvimento de projetos, filmagens, produção e finalização de obras cinematográficas de produção independente. A categoria distribuição contempla a aquisição de direitos de distribuição, pagamento de despesas referentes à comercialização de filmes e produção de projetos audiovisuais destinados à distribuição nas salas de cinema do país. Já a categoria exibição destina-se às despesas com sistemas de vendas de ingressos, investimento em salas de exibição, compra de equipamentos de exibição cinematográfica e projetos destinados à formação de público.
Os projetos serão analisados por uma comissão definida pela Ancine, e o anúncio dos contemplados está previsto para o dia 25 de julho. O edital do Prêmio Adicional de Renda 2013 pode ser encontrado no site da Agência Nacional de Cinema – Ancine.
Mais informações: