Estão abertas as inscrições para as oficinas de cultura oferecidas gratuitamente durante a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26 de janeiro de 2013, na cidade histórica mineira de Tiradentes (180 km de BH). São 12 oficinas de cultura para o público adulto e infanto-juvenil, com a oferta de 310 vagas ao todo (veja abaixo a relação das oficinas, período e instrutores).
Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 7 de janeiro de 2013 para se inscreverem (20h – horário de Brasília) pelo site oficial do evento: www.mostratiradentes.com.br. Além de preencher a ficha de inscrição disponível no site, os candidatos devem inserir, em seu cadastro, um breve currículo para análise. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger.
Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a Universo Produção fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3282-2366.
Em suas 16 edições, a Mostra Tiradentes mantém a tradição e o compromisso de valorizar a formação no segmento audiovisual – ponto fundamental para o fomento da indústria cinematográfica no país. As oficinas são sempre gratuitas e permitem a reciclagem para os que já trabalham na área e o despertar de novos ofícios para muitos alunos.
Nesta edição da Mostra Tiradentes, as oficinas contemplam todas as etapas da construção de um filme – da formatação de projetos audiovisuais até a realização de um curta, passando pela produção de filmes de baixo orçamento, interpretação para cinema, roteiro e modelos de negócios para cinema e TV.
Serão oferecidas três oficinas práticas, em que os alunos participarão de todo o processo de construção de um filme, a ser exibido ao final do evento (dias 25 e 26 de janeiro).
Na oficina “Realização em Curta Metragem”, ministrada por Luiz Carlos Lacerda, com oferta de 35 vagas, os alunos serão estimulados a trabalhar em equipe, nos moldes de uma produção profissional, ocupando funções técnicas (produção, pesquisa, câmera e fotografia e som) e artísticas (direção, direção de arte, direção musical e edição).
Destinada ao público infanto-juvenil, a oficina “Por trás da Câmera” explora o universo da edição de som e imagens. A proposta é pensar um roteiro tendo linguagem e edição como pontos de partida. E a oficina “Processos Audiovisuais Cocriativos” realiza curtas em mídias móveis, estimulando e valorizando a democratização da tecnologia.
O público infanto-juvenil ainda terá outras três modalidades de oficinas, que abrangem fotografia e artes plásticas no cinema, além de técnicas de animação.
Veja aqui a relação completa das oficinas que serão oferecidas.