goiania mostra curtas insideDe 4 a 9 de outubro acontece a 16ª edição do Goiânia Mostras Curtas, nos espaços Teatro Goiânia, Hotel Papilon e Centro Cultural UFG.  O evento tem como objetivo divulgar o cinema nacional de curta-metragem, possibilitar intercâmbio para a produção realizada em todos os Estados, incentivar a produção de curtas-metragens em Goiás, além de discutir meios e estratégias para a distribuição da produção audiovisual e para a formação de plateia de cinema brasileiro.

O festival é dividido em cinco mostras: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios, Mostrinha e Curta Mostra Especial. Este ano, a Curta Mostra Especial levanta o importante tema do protagonismo do negro no cinema Brasileiro.

Além da exibição de 15  produções que destacam o assunto, esta também engloba o debate “Novo Cinema Negro Brasileiro”, com participação de Clementino Júnior; a ex-secretária municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Ana Rita de Castro; a idealizadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (Ficine), Janaína Oliveira; o cineasta premiado internacionalmente Jefferson Dê; e a cineasta, diretora e fundadora da Afroflix de apenas 24 anos, Yasmin Thayná.

A homenagem desta edição é inclusive dedicada a um importante ícone deste tema: o diretor, ator e roteirista Zózimo Bulbul. Sua obra Alma no Olho é um discurso audiovisual sobre a diáspora africana, que tem sido pouco abordada nos cursos de cinema do Brasil.

Também serão ofertas vagas gratuitas para oficinas e laboratórios com profissionais de renome do segmento audiovisual – cujas inscrições estão abertas até o dia 19 de setembro.  Nesta linha,  participam a diretora de arte Vera Hamburger ministrando o Laboratório Fronteiras Permeáveis,  a cineasta e diretora de fotografia Julia Zakia apresentando a Oficina Olhar Cênico e a coordenadora de produção de projetos audiovisuais Mariana Brasil à frente da Oficina Planejamento de Produção para Séries de Tv.

Ainda, a programação prevê a realização de outras atividades formativas, tais como a palestra Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento, coordenada por Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira, a palestra Do desenho à cena- outra experiência apresentada pela diretora de arte Vera Hamburger, o painel Direito do Audiovisual – com mesa redonda a respeito dos desafios jurídicos para a produção audiovisual no Brasil, seguida de um workshop sobre direitos autorais, e o seminário Um dia com a Ancine, uma ação de transparência institucional da Agência Nacional do Cinema, com o intuito de apresentar ferramentas que podem ser utilizadas para o esclarecimento das dúvidas mais frequentes dos profissionais em seus primeiros contatos com as diversas áreas do ente público.  Para estas atividades o prazo das inscrições vai até dia 26 de setembro. Mais informações no site oficial do festival e no Facebook.