Completando 10 anos este ano, o Festival Visões Periféricas é um evento que já faz parte do calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro O festival realiza mostras de longas e curtas-metragens em vários espaços culturais públicos, articulando audiovisual, educação e tecnologias para ampliar o universo de expressão e percepção estética das múltiplas periferias brasileiras.
Durante os dias em que acontece, o evento recebe e promove o encontro entre filmes e diretores de diversas partes do país e continente. A edição comemorativa será composta pelas mostras competitivas Visorama, Fronteiras Imaginárias, Cinema da Gema, Tudojuntoemisturado, Panorâmica; e pelas mostras informativas, a ser elegidas pela curadoria. Oficinas multimídia, debates e apresentações artísticas completam a programação.
Este ano também, em parceria inédita com a Maquinário Narrativo, o festival abre inscrições para roteiristas residentes no Rio de Janeiro. Os seis selecionados receberão uma consultoria gratuita entre os dias 23 e 25 de setembro.
Ainda, serão homenageados quatro realizadores: Silvio Tendler, Adélia Sampaio, Filó Filho e Sérgio Péo. Para os organizadores do festival estes são artistas que através de suas obras contribuíram para pensar de forma crítica e corajosa o país e a sociedade brasileira.
O Festival Visões Periféricas acontece de 5 a 12 de setembro, no Oi Futuro Ipanema e no Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro. Maiores informações no site oficial do festival ou através de sua página no Facebook.