logo bhChega a 18ª edição o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, o FESTCURTASBH. Neste ano, serão exibidas 136 obras divididas em mostras competitivas e não competitivas.

No grupo de mostras de caráter competitivo estão a Mostra Internacional, que exibe filmes provindos de 16 países, a Mostra Brasil, que apresenta obras de 10 estados diferentes do país e, por fim, a Mostra Minas, com 11 curtas concorrendo ao melhor filme do estado.

Paralelamente a elas, acontecem as mostras de vertente não competitiva, sendo elas a Movimentos de Mundo, Topologias Imaginárias, Animação, Maldita, Juventudes e Infantil.

Está programada ainda a oficina Fundamentos de Som para Imagem, em parceria com o CTAv, que introduz os fundamentos técnicos e tecnológicos envolvidos no processo de sonorização das produções audiovisuais. Com ela, o festival reforça o seu caráter de formação.

O grande destaque da programação desta edição será a Mostra Especial Retrospectiva Chantal Akerman, dedicada à cineasta belga falecida em outubro do ano passado.  Pioneira do cinema experimental, Chantal era considerada uma das grandes realizadoras contemporâneas que, por sua singularidade, revolucionou alguns segmentos do cinema internacional. Ao todo, 15 curtas e médias metragens raros da diretora serão exibidos, além da realização de uma sessão do documentário No home movie, último trabalho de Chantal, e de um seminário sobre a trajetória da artista.

Com entrada gratuita, o FESTCURTASBH acontece entre os dias 5 e 14 de agosto, no Cine Humberto Mauro e na Sala Juvenal Dias, em Belo Horizonte.

Maiores informes no site do festival.