De 19 a 25 de novembro acontece no Espaço Itaú de Cinema de Botafogo a 7ª edição da Semana dos Realizadores. O evento traz ao público carioca 20 filmes  em sua mostra competitiva, quase todos inéditos no Rio de Janeiro. A premiação, além de apoios para futuros filmes, engloba também convite para exibição nos festivais IndieLisboa e no Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay, prêmio-aquisição do Canal Curta! e proposta de distribuição em salas independentes do México e da Colômbia pelo Cine Tonalá.

Além da mostra competitiva, sessões especiais trazem longas e curtas aguardados e ainda inéditos no Rio, como os de André Novais de Oliveira, Maria Augusta Ramos, Júlio Bressane e Bruno Safadi. Ainda, em caráter não competitivo, acontece a mostra Realizações do Rio, que reúne trabalhos inéditos produzidos por cineastas cariocas ou que vivem no Rio.

Já a atração Semana Convida surge como a grande novidade desta edição. Nela são apresentadas mostras exibidas em outros festivais que dialogam com a Semana dos Realizadores. Dentro desta atração, este ano, o público poderá assistir a uma seleção de oito obras da Mostra Forum do Festival de Berlim 2015 no Semana Convida: Cine Esquema Novo Expandido – Berlinale Forum Expanded 2015 e, a obra do diretor francês  Sylvain George, que trata de temas como a imigração entre países em conflito e os chamados de Primeiro Mundo, na Semana Convida: Fronteira Festival – Retrospectiva Sylvain George.  Além da retrospectiva, a edição traz a masterclass Memória que não queima, com o próprio diretor, que estará presente no festival.

Soma-se a programação mais dois debates, A imagem em movimento no cinema e na arte contemporânea – contaminações e potências, com presença de Fred Benevides, Carlos Adriano, Gustavo Spolidoro, Pedro França e mediação de Patrícia Mourão, e Construção e desconstrução do Feminino/ Masculino no Cinema Brasileiro Contemporâneo, mediada por Amanda Gabriel e com participação de Anita Rocha da Silveira, Maeva Jinking, Ilana Feidman, Joana Gatis e Yasmin Thayná.

Ainda, no sábado, dia 21, o Espaço Cultural Olho de Rua recebe quatro videoinstalações, duas delas vindas da Berlinale: Viventes, de Frederico Benevides e Je proclame la destruction, de Arthur Tuoto, uma investigação de Gabriel Mascaro –  Não é sobre sapatos, e a obra Vertières I, II, III, de Louise Botkay, que volta à programação em novo suporte e fruição após vencer a Semana dos Realizadores em 2014, na categoria curta metragem.

Saiba mais da programação no site oficial da VII Semana dor Realizadores.