De 24 a 28 de novembro acontece a quinta edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion, em Recife/PE. O festival conta em sua programação com uma Mostra Competitiva e outra de Convidados, trazendo ao Cinema São Luiz filmes nacionais e internacionais de animação que se utilizem da técnica de stop motion. Este ano foram recebidas 275 inscrições provindas de 46 países, a lista dos selecionados pode ser conferida aqui.

No sábado, dia 28/11, será realizada uma sessão infantil especial, que conta com júri de crianças para a escolha do melhor Filme Infantil 2015. Como novidade,  esta edição traz também uma sessão com audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão, aberta ao público em geral, que acontece no Cinema do Museu, em Casa Forte.

Além da exibição de filmes, integram mais uma vez a programação do festival as oficinas direcionadas ao público em geral, que acontecem na Universidade Católica de Pernambuco. Para se candidatar é necessário fazer solicitação prévia no site do festival, observando a lotação máxima de cada turma. As vagas para a oficina Animação em Stop Motion Iniciante  já foram integralmente preenchidas, mas ainda é possível se inscrever para a Oficina de Animação de Personagem Avançada, para a Oficina Infantil de Stop Motion e para a Oficina Anima Libras para surdos.

Em breve também será possível se candidatar para cursar a Master Class com Jan Balej, diretor tcheco a quem se dedica a homenagem do festival este ano. Na abertura do evento, dia 24 de novembro, às 19h30, o filme Maláz z rybárny (Little from the fish shop), de Balej fará sua estreia no Brasil no Cinema São Luiz. É a primeira vez que o longa em stop motion, baseado no conto de Hans Christian Handersen, será exibido na América do Sul.

Todas as atividades oferecidas pelo festival são gratuita. Para mais informações, acesse o site do Brasil Stop Motion.