Jurandyr Noronha ( 1916 – 2015)
Faleceu ontem, aos 99 anos, o cineasta Jurandyr Noronha. Nos últimos anos, Jurandyr trabalhava em uma pesquisa sobre o papel de imigrantes no cinema brasileiro, a fim de publicar um dicionário sobre o tema.
Seu trabalho é de grande importância para o cinema nacional, tanto em sua atuação como cineasta, como pesquisador, crítico, curador e escritor. Ao longo de sua carreira, atuou na Cinédia, no Instituto Nacional de Cinema Educativo-INCE, no Instituto Nacional de Cinema – INC e na Embrafilme, entre outras importantes empresas e instituições de cinema do país.
Entre seus trabalhos mais ilustres, estão obras como “70 anos de Brasil” , “Cômicos e mais Cômicos” e o “Panorama do Cinema Brasileiro”, sendo que esta última faz parte da Coleção CTAv – Diversos, coleção de DVDs produzida pelo Centro Técnico Audiovisual e distribuída a faculdades, bibliotecas e outras instituições culturais voltadas ao audiovisual.
Tal como esta obra, grande parte de sua cinematografia pode ser encontrada no acervo do Centro Técnico Audiovisual/ RJ que, entre outros títulos, inclui “Uma alegria Selvagem”, “Os brasileiros e a conquista do ar”, “Carmen Santos”, “Oswaldo Cruz” e “O Cinegrafista de Rondon”.
Para conferir a entrevista sobre o filme Panorama do Cinema Brasileiro concedida pelo diretor ao CTAv, clique aqui.